O papel das mulheres no cenário político paranaense analisado por meio da biografia de figuras importantes na história do estado. Os relatos podem ser conferidos no livro “Nepotismo, Parentesco e Mulheres”, organizado pelo escritor, professor e sociólogo Ricardo Costa de Oliveira, que é o entrevistado do programa “Autores Paranaenses” deste sábado (10), na TV Assembleia.
A obra reúne trabalhos de pesquisa de 17 colaboradores que investigaram “o protagonismo das mulheres na política e na sociedade, não apenas como parlamentares, mas também como mulheres que casam com políticos que se tornam ainda mais importantes”, conta Ricardo, que ressalta a ligação estreita entre o poder e uma estrutura de parentesco entre famílias tradicionais.
O trabalho de quatro anos rendeu uma análise da trajetória de 20 vereadoras de Curitiba e 21 deputadas estaduais. Números que refletem a pouca representatividade feminina na política brasileira. Segundo Ricardo, a obra é uma forma de estimular as mulheres a assumirem o protagonismo e reafirmarem o próprio potencial. “A sociedade ainda é extremamente machista e há formas de discriminação, preconceito e invisibilização da mulher, muito mais ainda da mulher trabalhadora, da mulher negra e da mulher indígena. Nós precisamos mostrar a potencialidade e vitalidade das mulheres na construção da política brasileira”.
O programa “Autores Paranaenses” vai ao ar neste sábado (10), às 15 horas, pela TV Assembleia, canal 16 da NET. A entrevista completa também pode ser assistida na íntegra aqui no site da Assembleia.
O livro será lançado na próxima terça-feira (13), a partir das 19 horas, no Palacete dos Leões, na Avenida João Gualberto, 530.