Programa de emagrecimento alia reprogramação mental à alimentação e exercícios físicos Criadoras do “Emagrecidamente” falam à Rádio Assembleia sobre a importância da neurociência e da neurolinguística na busca pela forma física ideal.

29/11/2018 15h18 | por Ana Luzia Mikos
Ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.

Ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.Créditos: Foto: Pedro de Oliveira / Pintura de Vilmar Lopes

Ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.
A cada cinco brasileiros, um está obeso, enquanto mais da metade da população está acima do peso. Curitiba tem índices semelhantes — cerca de 18,6% da população está obesa e 52,8% dos curitibanos estão com excesso de peso. Um problema de saúde pública e um desafio para quem quer emagrecer, que as entrevistadas do programa Rádio Assembleia tentam esclarecer.

Ouça o Podcast relacionado

Na edição desta quinta-feira (29), as convidadas são a nutricionista comportamental Rubia Santos e a personal trainer e especialista em emagrecimento Juliana Petri, que desenvolveram o “Emagrecidamente”. O método desenvolvido por elas busca na neurociência e neurolinguística fundamentos para fazer com que o emagrecimento se torne um processo definitivo.

“Muitas pessoas buscam dietas milagrosas, que prometem resultados rápidos. É até possível emagrecer, mas com a fome e o desejo por comida aumentados, assim como o cansaço e a irritação, enquanto o corpo continua a queimar musculatura e a reduzir o metabolismo por entender que é preciso preservar a gordura como reserva de energia. A consequência é voltar a comer como antes, de maneira inadequada, recuperando os quilos perdidos”, explicou Rubia.

Para Juliana, comer com culpa faz do exercício um sacrifício, com grandes chances de ser abandonado. “É importante entender por que se quer emagrecer e traçar objetivos. Mudanças pequenas no dia a dia, como tomar água e trocar o elevador por escadas são passos que aos pouco mudam os hábitos e podem contribuir com o emagrecimento efetivo”, explicou.

No início de novembro, por iniciativa do deputado José Carlos Schiavinato (PP), as responsáveis pelo programa foram convidadas a dar uma palestra sobre o tema no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, direcionada a servidores da Casa e interessados em geral. 

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação