Projeto amplia medidas de segurança nas maternidades paranaenses Proposta assinada pelo deputado Michele Caputo (PSDB) prevê exames de DNA e controle de fluxo de pessoas 24 horas por dia em hospitais, casas de saúde e maternidades do Paraná.

19/07/2021 14h41 | por Eduardo Santana
Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná a proposta que amplia as medidas de segurança adotadas nas maternidades paranaenses. Assinado pelo deputado Michele Caputo (PSDB), o projeto de lei 345/2021 altera pontos da Lei Estadual 14.9931/2006, que trata da adoção de medidas de segurança por hospitais, casas de saúde e maternidades que impeçam a troca de recém-nascidos em suas dependências.

Dentre as alterações previstas na proposta está a que prevê a identificação posterior através de exame de DNA comparativo, em casos de dúvida. Outra mudança na atual legislação determina a utilização de pulseiras de identificação numeradas, com o nome completo da mãe, invioláveis, lacradas e indeléveis, para mãe e filho na sala de parto.

A proposição ainda prevê a adoção de identificação rigorosa e controle de fluxo 24 horas por dia e sete dias por semana das pessoas que adentram às dependências das unidades de saúde, incluindo a realização de orientações de segurança aos pacientes. A implantação de sistema biométrico de identificação atrelado às impressões digitais dos recém-nascidos e suas mães também está prevista no projeto. 

“É preciso aumentar a segurança das pulseiras de identificação e implantar um sistema de biometria, avanço tecnológico em prol da segurança das famílias nas maternidades, sobretudo no momento da alta hospitalar do bebê”, explica o deputado Michele Caputo.  

A matéria ainda aguarda os pareceres das Comissões permanentes da Casa antes de seguir para as votações em plenário. 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação