Projeto apresentado na Assembleia propõe a instituição da Região Metropolitana de União da Vitória

26/02/2015 17h33 | por Luiz Alberto Pena
Deputados Hussein Bakri (PSC) e Alexandre Curi (PMDB)

Deputados Hussein Bakri (PSC) e Alexandre Curi (PMDB)Créditos: Fotos: Pedro Oliveira/Alep

Deputados Hussein Bakri (PSC) e Alexandre Curi (PMDB)

Os deputados Alexandre Curi (PMDB) e Hussein Bakri (PSC) apresentaram projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa para instituição da Região Metropolitana de União da Vitória, a ser constituída ainda, de acordo com a iniciativa, pelos municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Irati, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Segundo os deputados, a instituição proposta justifica-se plenamente diante da necessidade de integração, em diferentes esferas, dos mencionados municípios, que já reúnem um total de mais de 270 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2014.
Alexandre Curi e Hussein Bakri também sustentam que uma região metropolitana tem seguramente mais força política do que um município considerado isoladamente, seja para a aprovação de projetos, seja para a busca de recursos junto aos governos estadual e federal, e lembram que a grande maioria dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é destinada justamente para regiões metropolitanas. De acordo com os deputados, a criação da Região Metropolitana de União da Vitória possibilitará especialmente a organização, planejamento e execução de serviços de maneira integrada e compartilhada entre os municípios que a compõem, “possibilitando incremento considerável no desenvolvimento regional e no avanço da qualidade de vida de todos os munícipes beneficiados”.
Formosa do Oeste– Os deputados Professor Lemos (PT), Schiavinato (PP), Ademir Bier (PMDB) e Elio Rusch (DEM), por outro lado, assinam projeto de lei complementar que visa incluir o município de Formosa do Oeste na Região Metropolitana de Toledo, alterando, para tanto, o art. 1º da Lei Complementar nº 184, de 12 de janeiro de 2015. A pretendida integração, segundo os deputados, busca o desenvolvimento de Formosa do Oeste, permitindo que o município tenha acesso a benefícios somente acessíveis àqueles municípios que fazem parte de regiões metropolitanas, como financiamentos e subsídios com valores diferenciados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação