Projeto de combate ao bullying começa a tramitar na Assembleia Legislativa Iniciativa dos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Schiavinato (PP) encampa proposta vencedora do projeto Geração Atitude de 2017.

09/04/2018 15h36 | por Sandra C. Pacheco
Presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), e deputado Schiavinatto (PP).

Presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), e deputado Schiavinatto (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), e deputado Schiavinatto (PP).

O projeto de lei nº 85/2018, de autoria dos deputados Ademar Traiano (PSDB) e José Carlos Schiavinato (PP), está entrando na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, que se reúne nesta terça-feira (10), às 13h30, no Auditório Legislativo da Casa. O texto institui o Dia e a Semana de Prevenção ao Bullying, a serem celebrados anualmente no dia e na semana de 7 de abril, com o objetivo de conscientizar a população escolar sobre os danos causados pela prática que produz sérios problemas psicológicos em suas vítimas.

Intimidação sistemática que consiste em todo e qualquer ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, que ocorre sem motivação evidente, praticada por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o fim de intimidá-las ou agredi-las, causando-lhes dor e angústia, numa relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas, o bullying já é tratado pela Lei Federal nº 13.185/2015, que define um programa de combate à sua prática, bastante comum em escolas do mundo todo. A Lei estadual nº 8.816/2012, também trata do assunto, instituindo o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas e privadas do Paraná.

Citando exemplos trágicos ocorridos no Brasil e em outros países em consequência do bullying, os parlamentares lembram que especialistas orientam que pais e escolas devem estar atentos ao comportamento dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles, razão porque a conscientização continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência.

Geração Atitude – O projeto vencedor do Geração Atitude de 2017 mostra que o problema continua mobilizando alunos no estado. Seu autor, o jovem Douglas Froelich, que cursava então o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, no município de Cruz Machado, apresentou uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses por meio de campanhas de esclarecimento desenvolvidas na primeira semana do mês de abril, preferencialmente no dia 7, quando já se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying. Como forma de prestigiar a iniciativa, Traiano e Schiavinato a encamparam, e o projeto de lei inicia tramitação no Poder Legislativo estadual.

O projeto Geração Atitude é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público e com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Pretende apoiar a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Está presente em todas as escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação