NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Projeto de Douglas Fabrício prevê criação de "ficha suja" para motoristas infratores
13h31
por Nádia Fontana
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
2.227 visualizações
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto de lei apresentado pelo deputado Douglas Fabrício (MD) que tem por objetivo tornar obrigatória a publicação no Diário Oficial do Estado dos nomes dos motoristas punidos com a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por dirigirem sob o efeito de álcool ou substâncias psicoativas.
Na justificativa da proposta, que recebeu apoiamento do Plenário na sessão do último dia 19 e seguiu para análise nas comissões técnicas, o parlamentar diz que pretende criar uma espécie de “ficha suja” dos motoristas. “Acidentes automobilísticos causados por motoristas embriagados são ocorrências cotidianas nas ruas e estradas do Paraná, conforme se verifica quase que diariamente na imprensa”, afirma Douglas Fabrício.
Ele lembra que “as consequências destes acidentes são graves tanto para as vítimas, que muitas vezes morrem ou carregam sequelas físicas e psicológicas para o resto da vida, quanto para as famílias que sofrem lesão irreparável ao perderem um ente querido”. Na opinião do deputado, a sociedade se vê prejudicada em decorrência de maus condutores que desrespeitam a lei e não sofrem punição compatível com a gravidade do mal que causam. “A embriaguez ao volante deve ser severamente combatida por intermédio de fiscalização rigorosa e punição efetiva”, alerta.
O projeto de lei estabelece ainda que a relação dos condutores infratores deverá ser preenchida com o nome completo do motorista, o respectivo número do registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a fundamentação da punição administrativa aplicada.
Na justificativa da proposta, que recebeu apoiamento do Plenário na sessão do último dia 19 e seguiu para análise nas comissões técnicas, o parlamentar diz que pretende criar uma espécie de “ficha suja” dos motoristas. “Acidentes automobilísticos causados por motoristas embriagados são ocorrências cotidianas nas ruas e estradas do Paraná, conforme se verifica quase que diariamente na imprensa”, afirma Douglas Fabrício.
Ele lembra que “as consequências destes acidentes são graves tanto para as vítimas, que muitas vezes morrem ou carregam sequelas físicas e psicológicas para o resto da vida, quanto para as famílias que sofrem lesão irreparável ao perderem um ente querido”. Na opinião do deputado, a sociedade se vê prejudicada em decorrência de maus condutores que desrespeitam a lei e não sofrem punição compatível com a gravidade do mal que causam. “A embriaguez ao volante deve ser severamente combatida por intermédio de fiscalização rigorosa e punição efetiva”, alerta.
O projeto de lei estabelece ainda que a relação dos condutores infratores deverá ser preenchida com o nome completo do motorista, o respectivo número do registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a fundamentação da punição administrativa aplicada.
Notícias Relacionadas
10:00
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
17:00
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
18:29
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
13:23
Assembleia Legislativa do Paraná sedia evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Leia mais