Projeto de lei prevê diagnóstico precoce de diabetes na rede
O texto, de autoria do deputado Ney Leprevost (União), propõe teste de glicemia capilar em atendimentos de emergência e urgência no Paraná.
A Assembleia Legislativa do Paraná começou a discutir neste mês de julho o projeto de lei443/2024, que prevê a realização do teste de glicemia capilar nos atendimentos de emergência e urgência na rede pública de saúde do estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (União), visa a detecção precoce de alterações nos níveis de glicose, contribuindo para um tratamento mais eficaz e a prevenção de complicações graves, como a cetoacidose diabética.
O projeto estabelece que o teste de glicemia capilar, um exame simples que coleta uma gota de sangue da ponta do dedo e oferece resultado imediato, será incorporado aos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas da rede pública de saúde. “A realização desse teste é fundamental para identificar pacientes que possam estar em risco sem saber, garantindo um atendimento mais seguro e adequado”, afirma Leprevost.
A proposta destaca a importância do diagnóstico precoce no atendimento de emergência, ressaltando que muitos pacientes desconhecem sua condição de diabetes e podem receber tratamento inadequado, como a administração de soluções glicosadas, sem a realização prévia do teste de glicemia. “A inclusão deste procedimento nos atendimentos iniciais pode evitar situações de risco, como coma ou até mesmo óbito, proporcionando uma resposta rápida e precisa no momento crítico”, acrescenta o deputado.
O projeto de lei prevê ainda que o teste de glicemia capilar possa ser realizado por qualquer profissional de saúde treinado, incluindo auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. “A implementação dessa medida é considerada um passo significativo para melhorar a segurança e a qualidade do atendimento na rede pública de saúde do Paraná”, completa Leprevost.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa promove Sessão Solene em homenagem ao Dia do Comerciante
O evento, de iniciativa do deputado Ney Leprevost (Republicanos), acontece dia 25 de junho, às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis.
Leia mais
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia maisAudiência pública debate e recebe demandas dos bairros de Curitiba na Assembleia Legislativa
Evento, no Auditório Legislativo, foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (REP)
Leia maisAssembleia Legislativa condecora profissionais da enfermagem em sessão solene pelo Dia Internacional da categoria
Evento destacou a atuação de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, além da importância da categoria durante a pandemia e no sistema público de saúde do Paraná
Leia mais