Projeto de lei que institui a Caminhada Outubro Rosa no Paraná avança na Assembleia
Proposta é de autoria da deputada Marli Paulino (SD).
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (3), em sessão plenária, o projeto 869/2025, da deputada estadual Marli Paulino, que institui a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, dedicada à conscientização, à prevenção e ao combate ao câncer de mama e a outras doenças que afetam a saúde da mulher.
A iniciativa será realizada anualmente, no último sábado do mês de outubro. O texto inclui a proposta no Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei nº 21.926/2024). “Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde das mulheres, realizando ações que reforcem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada.
Segundo Marli Paulino, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente aquelas com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar exames anualmente, além de dar a devida atenção a si próprias, começando pelos benefícios da prática regular de atividade física.
O projeto tem por objetivos: incentivar a população feminina e a sociedade em geral à adoção de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres; e promover a participação da sociedade civil, de órgãos públicos e de instituições privadas na mobilização social.
Caminhada
A Caminhada Toque Pela Vida, realizada em alusão ao mês do Outubro Rosa, já teve sua primeira edição em Pinhais. O projeto-piloto do evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais, além da comunidade em geral, engajada na causa.
“Tenho, na minha essência, a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas, e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e o diagnóstico precoce do câncer de mama, é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada.
Marli Paulino, que há mais de 20 anos atua na área legislativa com atenção à saúde da mulher, é autora, ainda quando vereadora, da Lei Municipal nº 617/2003, de Pinhais, que instituiu, no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, já consolidada no município e realizada até os dias de hoje.
Notícias Relacionadas
Sessão solene celebra aniversário de Pinhais e personalidades que contribuíram para a história do município
Evento destacou os 34 anos do município e homenageou representantes de diferentes setores
Leia mais
Assembleia Legislativa do Paraná aprova inclusão do Festival de Curitiba no calendário turístico do Paraná
Leia mais
Assembleia homenageia a cidade de Colombo pelos seus 136 anos
Homenagem, no Plenário da Casa de Leis, foi proposta pela deputada Marli Paulino (SD)
Leia mais
Deputada Marli Paulino (SD) homenageia alunos aprovados pelo cursinho Mais Pinhais na UFPR
Leia mais