Projeto de lei quer criar Programa de Educação Física Adaptada para Alunos com Deficiência no Paraná Assinado pelo deputado Do Carmo (União), a proposta visa proporcionar a inclusão social e esportiva desses alunos na rede de ensino público e privado.

02/04/2024 12h40 | por Assessoria Parlamentar

Para o deputado Do Carmo, a educação inclusiva é mais do que uma tendência, é uma necessidade urgente.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Promover a inclusão social e esportiva dos alunos com deficiência. Esse é o objetivo do projeto de lei 808/2023, de autoria do deputado Do Carmo (União), que prevê a criação do Programa de Educação Física Adaptada para Alunos com Deficiência nas redes de ensino público e privado do Paraná.

De acordo com o texto, o programa deverá ser desenvolvido em todas as unidades escolares da rede pública e privada do Paraná que ofereçam a disciplina de Educação Física. Além disso, a matéria determina que as atividades da ação deverão ser planejadas e executadas de forma integrada e articulada com as demais atividades escolares e com o projeto pedagógico da escola, visando garantir a inclusão dos alunos com deficiência nas atividades físicas e esportivas.

Para o deputado Do Carmo, a educação inclusiva é mais do que uma tendência, é uma necessidade urgente. “Com essa medida, alunos com deficiência terão acesso a atividades físicas e esportivas adaptadas, promovendo uma inclusão genuína e eficaz. A inclusão social e esportiva é um direito fundamental de todos os alunos. Por meio da Educação Física Adaptada, não estamos apenas eliminando barreiras físicas, mas também construindo pontes para um futuro mais igualitário e justo para todos”, explica o parlamentar.

Benefícios

Os benefícios da Educação Física Adaptada transcendem o aspecto físico. Essas atividades podem fortalecer a autoestima, fomentar a interação social e desenvolver habilidades motoras, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento integral dos alunos com deficiência.

Caso aprovado integralmente, o Programa será integrado ao currículo escolar e ao projeto pedagógico de cada escola, garantindo uma abordagem holística e inclusiva. Dessa forma, cada aluno receberá o suporte necessário para participar plenamente das atividades físicas e esportivas.

“Ao promover a Educação Física Adaptada, o Paraná avança no caminho para a construção de um futuro onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente de suas habilidades ou limitações”, conclui Do Carmo.