Projeto de lei quer institui a Campanha Estadual de Prevenção à Síndrome do Pescoço de Texto no Paraná
A proposta de nº 656/2024 é de autoria do deputado Tito Barichello (União).
O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei nº 656/2024 que cria a “Campanha Estadual de Prevenção à Síndrome do Pescoço de Texto no Estado do Paraná”, voltada para a conscientização, prevenção e orientação sobre o uso correto de dispositivos eletrônicos.
De acordo com Barichello, a campanha quer alertar a população paranaense sobre a importância da postura correta ao utilizar dispositivos móveis. “Através de ações educativas anuais, a serem realizadas em escolas e demais instituições, serão disseminadas informações sobre os riscos da síndrome e incentivadas práticas de alongamento e fortalecimento muscular como medidas preventivas”.
As campanhas serão realizadas anualmente, na semana que compreende o dia 19 de setembro (Dia do Médico Ortopedista), em colégios e escolas da rede pública e privada, órgãos públicos do estado, redes sociais e demais canais de comunicação, com orientações sobre postura e exercícios preventivos.
A Rede Pública de Saúde poderá promover parcerias com instituições de saúde e associações de profissionais de fisioterapia, ortopedia e educação física para oferecer atendimento e orientação sobre diagnóstico e tratamento da Síndrome do Pescoço de Texto e realizar exames e procedimentos de fisioterapia para reeducação postural, quando necessários.
O que é a Síndrome do Pescoço de Texto
A Síndrome do Pescoço de Texto, também conhecida como “text neck syndrome”, é um problema crescente de saúde pública, desencadeado pela má postura ao utilizar dispositivos móveis, como celulares e tablets. Caracterizada por dores no pescoço, rigidez muscular, cefaleias e até deformações posturais, esta condição resulta do peso excessivo que a coluna cervical suporta ao se inclinar a cabeça para frente, fora de sua posição neutra.
Os sintomas da síndrome vão desde dores constantes no pescoço e região cervical até complicações mais graves, como a compressão de nervos cervicais, que pode causar formigamento e dormência nos braços. Estes problemas impactam a qualidade de vida e o desempenho escolar e profissional, especialmente em jovens e trabalhadores que utilizam dispositivos eletrônicos de forma intensiva.
Notícias Relacionadas
Paraná inclui Dia de Valorização dos Bombeiros Militares no Calendário Oficial de Eventos
Iniciativa do deputado estadual Delegado Tito Barichello (PL) institui a data de 2 de julho em homenagem à corporação.
Leia mais
Deputado Tito Barichello (PL) defende regulamentação mais rígida para esportes radicais no Paraná
Parlamentar, autor da proposta que institui política estadual de segurança para esportes radicais, destaca urgência da medida diante de novo acidente fatal.
Leia mais
Deputado Delegado Tito Barichello (PL) reforça importância da denúncia no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Para o parlamentar, enfrentar a violência infantil exige união entre poder público, famílias, escolas e forças de segurança.
Leia mais
Projeto de lei propõe data estadual para valorização do turismo em motorhome no Paraná
Proposta é do deputado Delegado Tito Barichello (PL).
Leia mais