Projeto de lei visa criar a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Segurança Digital A proposta é assinada pelo deputado Ney Leprevost (União).

04/10/2023 17h23 | por Assessoria Parlamentar
“É necessário cuidado ao utilizar as redes sociais. Sempre desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é necessário realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, alertou Ney.

“É necessário cuidado ao utilizar as redes sociais. Sempre desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é necessário realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, alertou Ney.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“É necessário cuidado ao utilizar as redes sociais. Sempre desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é necessário realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, alertou Ney.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, um em cada três brasileiros foi vítima ou conhece alguém que caiu em armadilhas de criminosos na web. Segundo pesquisa publicada no site da empresa holandesa de segurança virtual Surfshark, o Brasil ocupa o sexto lugar na lista de países com maior número de vazamentos de informações na internet.

Portanto, a chance de cair em um golpe é alta, principalmente, para grupos com menos instrução tecnológica. Na internet, todo cuidado é pouco para não se tornar mais uma vítima dos criminosos cibernéticos. 

Preocupado em conscientizar a população sobre segurança digital e o uso responsável da internet, o deputado Ney Leprevost (União) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 803/2023, criando a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Segurança Digital. 

De acordo com o texto do projeto, o Poder Público ficará encarregado de promover campanhas educativas, atos públicos, reuniões, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas e palestras de conscientização sobre segurança digital. 

As ações da Campanha Estadual de Conscientização sobre a Segurança Digital deverão ser realizadas anualmente na segunda semana do mês de fevereiro em consonância com o Dia Internacional da Internet Segura.

Segundo o deputado Ney Leprevost, é preciso conscientizar a população sobre os crimes na internet para evitar que pessoas mal-intencionadas tenham a chance de aplicarem golpes. “É necessário cuidado ao utilizar as redes sociais. Sempre desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é necessário realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, alertou Ney.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação