Entre dezenas de projetos do Governo que preveem a doação de imóveis a diversos municípios, os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisaram uma pauta extensa durante a reunião desta terça-feira (19). Além de um suplementar com apenas um projeto de lei. Ele veio do Governo e tramita em regime de urgência, mas teve pedido de vista feito pelo deputado Tadeu Venéri (PT). Trata-se da Organização da Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná. O relator na CCJ, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), deu parecer favorável alegando que a política estadual cria um marco regulatório com a implantação do sistema estadual e define as parcerias de transferência dos recursos para os municípios. Romanelli disse que a Secretaria da Família está aberta a sugestões para possíveis emendas ao projeto, nas comissões e em plenário. Em função desta proposta, a CCj se reúne novamente nesta quarta-feira (20).
Já o projeto que altera um artigo de uma lei de 2014, que criou o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) regulamentando a estrutura básica do Instituto, que será estabelecida mediante Ato do Chefe do Poder Executivo Estadual, foi aprovado. O relator na CCJ também foi Romanelli. Ele diz que assim, o Fundepar vai ser
desvinculado da Secretaria da Educação, dando a ele a competência para ser ais atuante; ter mais atribuições que tem hoje.
Outro projeto do Poder Executivo aprovado é o que prevê a criação de 43 cargos em comissão no Centro Cultural Teatro Guaíra, destinados aos chefes de departamento, chefes de setor e assessores de diretoria da autarquia.
Também foi aprovado o parecer favorável ao projeto do Poder Executivo que acresce e revoga dispositivos de uma lei de 2003, que criou o Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado. O Fundo tem a finalidade de suplementar a Procuradoria Geral do Estado com os recursos financeiros necessários para cumprir a sua política institucional, fomentar a arrecadação da dívida pública e promover a capacitação de Procuradores do Estado e servidores lotados no órgão, com despesas: de custeio, com material de consumo, serviços de terceiros, diárias e passagens, entre outras, como de capital.
Também passou na Comissão o parecer favorável ao substitutivo-geral ao projeto do deputado Guto silva (PSD), que institui o Prêmio de Ciência e Tecnologia do Paraná. A proposta apenas altera o nome da premiação para “Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa”.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.