Projeto estende benefícios de pagamento de meia entrada a mais grupos de doadores
O projeto de lei do deputado Adelino Ribeiro (PSL), que muda uma lei de 2002, que concede o desconto de 50% nos ingressos de eventos culturais artísticos para doadores de sangue foi aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (25) da Assembleia Legislativa. Pela proposta original, a meia entrada vale para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Paraná. O que Adelino Ribeiro pretende é estender esse benefício para doadores regulares de plaquetas, de medula óssea, de órgãos e tecidos, a um acompanhante de pessoas com deficiência, aos associados das APAEs e de leite materno, como ele explica.
(Sonora)
Do deputado Guto Silva (PSD), os parlamentares aprovaram, também em primeira discussão, o projeto que institui o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa. A proposta tem como objetivo reconhecer e estimular pesquisadores e inventores do estado, nas categorias estudante, inventor e jornalismo científico. A premiação será lançada anualmente, contemplando duas áreas de conhecimento a cada edição, em sistema de rodízio: no primeiro ano, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e Agrárias; no segundo ano, nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas; e no terceiro ano, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, e Ciências da Saúde. O Prêmio Paranaense de Ciência foi instituído em 8 de abril de 1986 pelo então governador José Richa. Segundo o autor da proposta, dar o nome do ex-governador ao prêmio, é uma forma de homenageá-lo. O prêmio completou 30 anos em 2016..
O projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que proíbe fornecedores de serviços de forma contínua de cobrar antecipadamente taxas ou valores vinculados à instalação, ativação ou manutenção dos serviços prestados, foi aprovado em segundo turno e vai a sanção, já que teve dispensa de votação em redação final. Segundo a proposta, as empresas só poderão exigir o pagamento destas taxas depois que o serviço for prestado. Vale para operadoras de TV por assinatura, de internet, de telefonia, energia elétrica, água, gás e outros. Os estabelecimentos que não cumprirem a lei pagarão multa equivalente a dez vezes o valor cobrado pelo serviço, para cada cobrança realizada de forma indevida.
Dois projetos que pediam autorização da Casa para que o Governo do Estado doe imóveis a municípios também passaram em segunda discussão. Além da proposta do deputado Anibelli Neto (PMDB), que denomina de Contorno Oripes Rodrigues Gomes o trecho rodoviário entre os quilômetros 203 e 210 da BR-376, no município de Mandaguari.
Em redação final foi aprovado o projeto que prevê a utilização de resíduos refratários de fundição na construção e conservação das estradas estaduais, determinando o uso do resíduo como componente da mistura asfáltica ou base de pavimento, e na cobertura de aterros sanitários licenciados. Também conhecido como ADF, sigla de “Areia Descartada de Fundição”, ele representa o maior resíduo industrial do Brasil, e seu reaproveitamento, segundo o autor da proposta, deputado José Carlos Schiavinato (PP), resultaria em expressiva redução de impactos ambientais e em considerável redução de custos, tanto para a administração pública quanto para a iniciativa privada.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Profissionais de relações institucionais compartilham experiências e desafios da carreira com estudantes da UFPR
Mesa-redonda reuniu especialistas para apresentar a atuação no diálogo entre entidades, empresas e agentes públicos.
Leia maisDebates sobre infância, saúde e políticas para mulheres marcam a agenda da Assembleia na próxima semana
Programação inclui audiências públicas, capacitação sobre primeiros socorros, fórum de comunidades terapêuticas. Duas sessões plenárias estão marcadas para segunda-feira (8).
Leia mais
Sancionada lei que oficializa o nome Viaduto Francisco Plath na Rodovia PR-445, no distrito de Lerroville, em Londrina
Proposta apresentada pelo deputado Cobra Repórter (PSD) reconhece do homenageado, conhecido pela comunidade como “Seu França”.
Leia mais
Leis aprovadas na Assembleia reforçam importância da doação de sangue diante da queda nos estoques no período de frio
Benefícios para doadores regulares, campanhas obrigatórias e protocolos de segurança integram o con-junto de medidas aprovadas pela Casa.
Leia mais