Projeto Geração Atitude realiza nona etapa da Gincana da Cidadania no Colégio Polivalente de Curitiba O projeto Geração Atitude visa estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

10/12/2015 17h00 | por Rossano Ribas

Créditos: Caroline Prestes/Alep

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, localizado no bairro Boqueirão, a gravação da nona etapa da “Gincana da Cidadania”. O programa faz parte da terceira fase do projeto “Geração Atitude” e tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Participaram desta etapa, além do Colégio Polivalente, o Colégio Estadual Tiradentes e o Colégio Estadual Roberto Langer Júnior, todos de Curitiba. A gincana reuniu mais de 150 alunos das três escolas da rede pública de ensino, que se enfrentaram em desafios de perguntas, respostas e provas de mímica. A disputa, como nas outras etapas, foi muito acirrada e somente foi decidida no final. Os alunos das escolas estavam afiados nas respostas sobre os conteúdos do Guia do Cidadão e, no final, os alunos do Colégio Estadual Tiradentes saíram campeões por apenas um ponto de vantagem.

O estudante do Colégio Polivalente, Vitor Emanuel Silvério, de 15 anos de idade, ficou muito satisfeito com a dinâmica da competição e com a maneira como os conteúdos do Guia do Cidadão foram trabalhados. “Eu me esforcei bastante, fizemos treinos em sala e em casa no estilo da gincana, para chegar aqui no dia e não termos a pressão da torcida. Eu, como futuro eleitor, tive muitas dúvidas esclarecidas sobre a questão do voto, do quociente eleitoral e coisas do gênero. A gincana foi legal, valeu a pena ter estudado para participar, pois além de ter sido muito divertido, foi uma experiência inesquecível”, concluiu o aluno.

Elis Egler Carvalho de Lima, de 15 anos, aluna do Colégio Estadual Roberto Langer Júnior, acha que todo mundo deveria saber um pouco mais sobre democracia e política. “Geralmente a gente trabalha um pouco dos conteúdos do Guia do Cidadão em sala de aula, mas para a gincana nós tivemos que nos aprofundar mais nos assuntos que serão tema da Gincana. Aprender um pouco mais sempre é bom”, afirmou Elis.

O professor de Filosofia, História e Sociologia do Colégio Estadual Roberto Langer Júnior, Alexsandro Alves da Maia, está participando com seus alunos do projeto Geração Atitude pela segunda vez. “Ano passado foi bem interessante ter participado e neste ano também esta sendo muito produtivo, tanto para os alunos, como para a escola e professores. Estamos fazendo o aluno participar e ser o sujeito atuante do processo político e de entender o que acontece na realidade política do Brasil. Esse aprendizado cria uma consciência política. Os frutos serão colhidos lá na frente. A gente plantando essa pequena semente, lá na frente o jovem vai ver que a situação dele como cidadão é muito importante para a decisão sobre projetos de lei e de benefícios para a manutenção da sociedade. O Geração Atitude só vem ajudar o processo pedagógico em relação à valorização do cidadão brasileiro”.

A professora do Colégio Polivalente, Katia Regina Dalri Abdala, acredita que o projeto Geração Atitude deveria ser expandido para todas as escolas. “A importância desse projeto é aproximar o tema ‘política’ dos alunos. Geralmente eles têm resistência ao tema ou acham que o assunto é muito complicado ou que não precisa ser discutido, e isso é um grande engano. O projeto aproxima o tema da política de uma forma muito bacana de os alunos participarem. O Guia do Cidadão é muito claro, com linguagem tranquila e finalizando com a gincana, eles têm uma parte divertida para testar os seus conhecimentos”.

O programa televisivo será veiculado pela TV Assembleia, em Curitiba e em outras 19 cidades do estado. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados à cidadania. O programa será dividido em três blocos e terá como base uma competição cultural entre escolas, com perguntas, respostas e desafios.

Gincana – Inicialmente o projeto será desenvolvido em 100 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania. A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). A próxima etapa da primeira fase da Caravana acontece no dia 11, em Colombo, e no dia 14, em Paranaguá.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.