Projeto institui a Política de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Paraná

07/10/2011 10h40 | por Thaís Faccio
Deputado Evandro Junior (PSDB), propositor do projeto que visa incentivar a doação de medulas ósseas no Paraná

Deputado Evandro Junior (PSDB), propositor do projeto que visa incentivar a doação de medulas ósseas no ParanáCréditos: Nani Gois/Alep

Deputado Evandro Junior (PSDB), propositor do projeto que visa incentivar a doação de medulas ósseas no Paraná
Aumentar e incentivar a doação de medulas ósseas. Essa é a proposta do deputado Evandro Junior (PSDB) com o projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Paraná. “Os Hemocentros, instituições responsáveis pelo procedimento (do transplante de medula), têm demandado a cada dia um número maior de doadores. E para aumentar o número de doadores há necessidade de se investir em campanhas de incentivo, esclarecimento e conscientização sobre a importância de se fazer doações”, justifica o deputado.

Pessoas com idade entre 18 e 55 anos, que não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas são potencias doadores. “O procedimento de coleta, semelhante a uma doação de sangue, consiste em uma punção no osso da bacia, realizada através de um pequeno procedimento cirúrgico. O paciente recebe a doação por meio de transfusão e, em duas semanas, a medula transplantada já está produzindo células novas e curativas”, relata o parlamentar.

O projeto já recebeu apoiamento em Plenário e segue para análise das comissões técnicas permanentes do Legislativo. Dentre as diretrizes da política estadual que ele estabelece estão a integração da população à rede de hemocentros; a mobilização dos setores de saúde dos municípios; o relacionamento com as políticas e ações do Sistema Único de Saúde (SUS); a articulação das áreas de governo e da sociedade e a divulgação estratégica dos procedimentos de doação.

Tutano – Encontrada no interior dos ossos, a medula óssea (mais conhecida como tutano) produz os principais componentes do sangue, como hemácias ou células vermelhas (que são responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação sanguínea); as plaquetas (que atuam na sua coagulação); e os leucócitos ou células brancas (agentes mais importantes do nosso sistema imunológico). “Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, ou portadores de aplasia medular, necessitam do transplante de medula óssea para sobreviver”, destaca Evandro Junior, na justificativa do projeto de lei.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação