Alertar para a necessidade de um diagnóstico precoce, esclarecer sobre a importância do apoio aos portadores da doença de Alzheimer e garantir o atendimento prioritário aos pacientes na rede estadual para realização do tratamento, são algumas das determinações do projeto de lei nº 769/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui a Semana de Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer no estado do Paraná, aprovado nesta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa (Alep), por unanimidade, em primeiro turno de votação.
A princípio o projeto criava o Programa de Apoio aos Portadores de Alzheimer, mas um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o transformou em Semana, que deverá compreender o dia 21 de setembro, quando é celebrado o Dia Internacional da Doença de Alzheimer.
Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, cerca de um milhão de pessoas com mais de 60 anos são portadoras da doença no país. O deputado Hussein Bakri lembra que o ‘Mal de Alzheimer’ não tem cura, mas que há tratamentos para amenizar suas consequências. A Semana, segundo ele, será essencial para alertar sobre os cuidados a serem observados com os pacientes. “O principal objetivo desse projeto é alertar a população sobre os sintomas dessa doença e incentivar o diagnóstico precoce. Como ainda não há cura, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de tratar os sintomas corretamente, retardando a evolução da doença”, disse o autor do projeto.
Durante a Semana de Apoio aos Portadores de Alzheimer, deverão ser realizados seminários, encontros e diversas atividades para a troca de experiências e informações entre os familiares e demais envolvidos com os portadores da doença. Também serão realizadas campanhas educativas para esclarecimento da comunidade em geral, quanto às causas da doença, o tratamento adequado e conscientização dos problemas enfrentados pelos portadores do mal.
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca a diminuição das funções intelectuais, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social, interferindo no comportamento e na personalidade do portador da doença.