Projeto prevê que cinemas exibam publicidade que alerte sobre perigos das drogas

14/06/2017 11h41 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio)) 

A sessão plenária desta quarta-feira (14) aconteceu pela manhã e na pauta estavam  oito projetos de lei, entre eles, em redação final, o do deputado Gílson de Souza (PSC), que  obriga a exibição de informe publicitário para esclarecer  sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e os prejuízos relativos ao consumo de drogas lícitas, como álcool e cigarro,  nas salas de cinema do estado. Pela proposta, esses  filmes publicitários deverão ser divulgados pela Secretaria Nacional Antidrogas, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná ou Secretaria da Educação.

  A obrigatoriedade da apresentação dos filmes, segundo a proposta, deve acontecer todos os anos,  sempre no mês de junho, que é quando acontece a Semana Nacional de Combate às Drogas.

 Em segunda discussão, foi aprovado outro  projeto do deputado Gílson de Souza. Mas desta vez em parceria com  os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Claudia Pereira (PSC), que prevê  o uso de colar e colete de proteção especial aos profissionais que utilizam equipamentos para fazer  exames com emissão de radiação nos hospitais e clínicas particulares e públicas no Paraná. De acordo com o texto, o objetivo da utilização dos coletes  é prevenir a emissão dessa radiação na tireoide durante o momento em que são realizados os procedimentos. 

 Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei do deputado Professor Lemos (PT), que denomina o trecho da rodovia PR-681, que liga o município de Alto Piquiri aos distritos de Paulistana e Mirante do Piquiri, de Rodovia Padre José Carlos Parra Pires.

  Reposições salarias do Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas e da Defensoria Pública  foram  aprovadas, mas  em primeira discussão pelos parlamentares.   O índice é de 4,08%, referente à recomposição das perdas com a inflação nos salários de cargos efetivos e comissionados, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os reajustes estão previstos nos orçamentos das instituições.

  Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação