Projeto que institui a "Rota da Cerveja" no Paraná é aprovado pela Comissão de Turismo da Alep

25/10/2016 18h44 | por Jaime S. Martins
Reunião da Comissão de Turismo 25/10/2016

Reunião da Comissão de Turismo 25/10/2016Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Reunião da Comissão de Turismo 25/10/2016


De autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), aprovou parecer da relatora, deputada Claudia Pereira (PSC) ao projeto de lei nº 644/2015, que cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo, segundo os autores, é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção. Com isso, também tende a difundir o turismo e gerar mais emprego e renda aos paranaenses.

A rota será constituida pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais e será inserida no Calendário Oficial do Estado do Paraná.

“Essa rota visa incentivar um setor turístico sustentável e integrado, impulsionando o processo artesanal e a geração e manutenção de trabalho e renda, além de fortalecer e resgatar as atividades culturais locais, fomentando o turismo na região através da visitação a esses locais produtores de cerveja”, justificou Maria Victoria.

O outro projeto analisado pela Comissão foi o de número 287/2016, da deputada Claudia Pereira, que institui a Região Turística Estradas e Caminhos do Paraná e inclui a região no Roteiro Turístico Oficial do Estado. Comporão a Rota os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Guarapuava, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Santa Maria do Oeste e Turvo. O parecer favorável da relatora, deputada Maria Victoria foi aprovado.

A autora justifica a proposta citando os costumes campeiros locais: “A região preserva a tradição rural, que desponta no charme de suas pousadas, e parques rurais. Destaca-se também pela influência da colonização europeia, principalmente dos alemães que se instalaram e formaram a Colônia de Entre Rios, combinando o turismo com o sistema cooperativista num interessante roteiro”, observa.

Com a aprovação na Comissão das duas propostas, os projetos estão em condições de serem analisados pelo plenário da Assembleia. A inclusão das matérias na pauta de votação não tem ainda uma data definida para acontecer.

Participaram da reunião, os deputados Anibelli Neto (PMDB), Tercílio Turini (PPS), Márcio Pacheco (PPL) e Maria Victoria (PP).



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação