A pauta que será analisada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná na segunda-feira (23) tem sete itens, entre eles o projeto de lei nº 769/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui a Semana de Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer. Pelo projeto, que recebeu um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a semana terá por finalidade alertar para a necessidade de diagnóstico precoce e o esclarecimento à população quanto à importância de apoio aos portadores da doença. Determina ainda que os portadores terão atendimento prioritário em qualquer unidade de saúde estadual para realização do tratamento. A Semana deverá ser observada no mês de setembro, no período que compreenda o dia 21, que é considerado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Homenagem – Também estará em pauta o projeto de lei nº 48/2016, dos deputados Claudio Palozi e Paranhos, ambos do PSC, que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao Ciro Antonio Kreuz, em razão do trabalho realizado no combate ao câncer, estando à frente do Hospital do Câncer da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECCAN), de Cascavel.
O projeto de lei nº 647/2015, do deputado Elio Rusch (DEM), será analisado em segunda discussão e institui o Dia do Aposentado e da Aposentada Rural, a ser comemorado anualmente no dia 5 de outubro. Segundo o deputado, a criação de um dia específico de homenagens é o reconhecimento àquelas pessoas que “lutaram sem medir esforços e sacrifícios para alimentar vidas através da produção de alimentos”.
Segunda discussão – Será apreciado também o projeto de lei nº 26/2015, da deputada Maria Victoria (PP), que cria o Corredor das Águas no Estado do Paraná, que visa fomentar as atividades de turismo de lazer, ecoturismo, turismo cultural, religioso e de negócios, nos municípios da região Noroeste, banhados pelos rios Paranapanema, Piquiri, Ivaí e Paraná.
Ainda em discussão estarão os projetos de lei nº 64/2016, do deputado Alexandre Curi (PMDB), que concede o título de utilidade pública à Associação Chave de Davi Sociedade Civil e Ensino, de Curitiba, e o de nº 547/2015, dos deputados Felipe Francischini (SD) e Marcio Pauliki (PDT), que obriga prestadores de serviço continuado a estenderem promoções e benefícios para atrair novos clientes para os clientes preexistentes.
Habitação – Por fim, em redação final, será votado o projeto de lei nº 22/2016, do Poder Executivo, que cria cargos em comissão na Companha de Habitação do Paraná (Cohapar).