Projeto que prevê mais transparência para administração indireta é aprovado em primeira discussão

18/03/2020 10h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Homero Marchese (PROS).

Deputado Homero Marchese (PROS).Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputado Homero Marchese (PROS).

O projeto de lei 744/2015, que aumenta a transparência do poder público paranaense, foi aprovado, em primeira discussão, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão de terça-feira (17).

A proposta, de autoria dos deputados Homero Marchese (PROS) e Tiago Amaral (PSB), faz da divulgação individualizada e nominal dos vencimentos e jetons dos servidores da administração indireta uma norma. O projeto aguarda para ser votado em segunda discussão no plenário.

Atualmente, diversos entes públicos, entre empresas públicas de economia mista, fundações e autarquias, não divulgam informações individuais e nominais sobre os salários e gratificações dos seus funcionários.

É o caso, por exemplo da Cohapar, Compagas, Copel e Sanepar, entre outras. “A regra será a transparência total. A exceção só existirá quando o próprio interesse público assim o determinar”, explica Homero. Ao virar lei, o projeto apresentado pelos deputados prevê a possibilidade de que a regulamentação específica desobrigue certas empresas públicas a divulgarem a remuneração do seu pessoal. Tal norma precisa ser editada pelo governador em até 60 dias.

Empresas de capital aberto, como a Copel e a Sanepar, costumam alegar que a publicidade dos vencimentos poderia afetar a competividade das mesmas no mercado.

“O contribuinte paranaense tem o direito de supervisionar os atos e gastos da máquina pública que ele sustenta”, diz Homero.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação