Projeto que propõe novas ideias para habitação e educação é apresentado na Assembleia Durante o Grande Expediente, o empresário Francisco Simeão frisou a importância de moradias dignas, qualificação profissional e fortalecimento do ensino básico.

21/11/2022 18h29 | por Thiago Alonso
A exposição ocorreu durante o Grande Expediente da sessão plenária por proposição o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e do deputado Alexandre Curi (PSD).

A exposição ocorreu durante o Grande Expediente da sessão plenária por proposição o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e do deputado Alexandre Curi (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

A exposição ocorreu durante o Grande Expediente da sessão plenária por proposição o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e do deputado Alexandre Curi (PSD).

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta segunda-feira (22) a palestra “Projeto Nova Escola - Aumento de Renda - Habitações Sustentáveis de Qualidade”, ministrada pelo empresário Francisco Simeão. A exposição ocorreu durante o Grande Expediente da sessão plenária por proposição o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e do deputado Alexandre Curi (PSD). Durante sua participação, o empresário apresentou aos parlamentares uma série de ideias que unem habitação de qualidade, qualificação profissional para aumentar a renda das famílias e um novo sistema para fortalecer o ensino básico.

O deputado Romanelli lembrou que as ideias apresentadas trazem os propósitos da agenda ESG, originadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos há menos de duas décadas com o Pacto Global das Nações Unidas. “Sinteticamente falando, eles tratam de maneiras como a iniciativa privada e o setor público devem contribuir para a sustentabilidade do meio em que vivemos”, resumiu o parlamentar.

Romanelli destacou que Simeão é um investidor preocupado em formar gerações mais preparadas para os desafios futuros. “Um exemplo disso é o programa Bom Aluno, criado há 28 anos, que seleciona estudantes da rede pública, de famílias humildes, e lhes dá apoio pedagógico e ajuda financeira para chegar à Universidade. Outra iniciativa digna de reconhecimento é a Vila da Cidadania, que já tem 20 anos. É um projeto onde a criança aprende de forma lúdica como é ser cidadão de verdade e tem o privilégio de eleger seus representantes no executivo e no legislativo, participando diretamente do processo”, disse.

Durante a palestra, Simeão apresentou os fundamentos do Residencial Ecoparque – Nova Escola. Ele explicou que o projeto se fundamenta em três pilares. "O Nova Escola é uma revolução no ensino básico; também há o aumento de renda das famílias mais humildes, além da criação de habitações sustentáveis de ótimo padrão e preços". De acordo com o empresário, este é um projeto de compromisso com a sociedade, que vai entregar 80 mil apartamentos no Paraná nos próximos 12 anos. Segundo ele, as moradias serão ocupadas por famílias carentes. Estas receberão qualificação e terão sua renda aumentada.

Ao mesmo tempo, mais de 100 mil crianças poderão participar da Nova Escola. O programa opera em tempo integral atendendo alunos entre os seis meses aos 14 anos de idade, incluindo no currículo escolar outras matérias, como Política, Cidadania e Empreendedorismo, além de Computação e Inglês. “O que de mais importante aprendemos com o Bom Aluno é que o Brasil precisa mesmo é melhorar a qualidade do ensino básico, orientando nossas crianças a compreender o que é cidadania e como funciona o poder público em um País democrático como o Brasil”, disse.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação