Projeto que utiliza animais como terapia auxilia no tratamento de pacientes no Paraná
Projeto Amigo Bicho, que leva cães e gatos a hospitais, orfanatos e lares de idosos para melhorar respostas às terapias convencionais, é destaque na TV Assembleia.
Cães e gatos podem ser muito mais do que grandes companheiros, eles podem auxiliar no tratamento de muitas doenças. É disso que se trata o projeto Amigo Bicho, que leva animais a hospitais, orfanatos, associações de saúde e lares de idosos com o objetivo de melhorar respostas às terapias convencionais. O projeto também auxilia na autoestima, na saúde física, social, emocional e funções cognitivas de pacientes de todas as idades que sofrem com diversos tipos de doenças.
Criado em 2005 pela médica veterinária Letícia Séra Castanho, o Amigo Bicho é o assunto desta semana no programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia. “Notamos que podemos fazer alguma coisa boa usando os animais. Eles trazem sensação de bem-estar. A interação é muito melhor quando se trata deles. Iniciamos com uma visita a um lar de idosos com dois voluntários. A resposta foi tão positiva que iniciamos o projeto”, contou ela. A conversa com a coordenadora do Amigo Bicho vai ao nesta quinta-feira (06), às 11 horas, na TV Assembleia.
Durante o bate-papo, Letícia Castanho explicou que os benefícios da utilização de animas na terapia são comprovados, já que auxiliam na socialização das pessoas e em tratamentos de pacientes com necessidades especiais. Segundo a especialista, os bichos ajudam na diminuição da ansiedade de doentes e auxiliam pacientes com doenças graves, como o mal de Parkinson ou de Alzheimer. “Percebemos uma melhora na coordenação motora, pois ocorre a mudança do foco, fazendo com que o público reaja melhor. O contato com animais faz com que o corpo libere oxitocina, que é o hormônio do bem, diminuindo hormônios de estresse”, contou.
Muitos devem achar estranha a ideia de cachorros dentro de hospitais, mas uma legislação aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná colabora com o projeto. A Lei 18.918/2016 autoriza o ingresso de animais domésticos e de estimação nos hospitais privados, públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) com sede no Paraná.
Além disso, para visitar os pacientes, Letícia explicou que os bichos são avaliados tanto em seu comportamento quanto na capacidade socialização. Também precisam passar por avaliação do estado de saúde e são treinados para desempenhar a função. “O cão terapeuta precisa ser dócil. Muitos são treinados desde filhotes e qualquer raça pode participar. Os animais passam por uma triagem e treinamento, pois tanto o cão quanto o tutor voluntário precisam ter o perfil adequado. A partir disso, começamos a trabalhar”.
Atualmente, o projeto conta com 75 voluntários, beneficiando mais de seis mil pacientes por mês, de mais de 15 hospitais. Qualquer pessoa, com ou sem animal, pode se voluntariar. Já os cães precisam estar com as vacinas e a saúde em dia, além de passar por um teste de comportamento. Quem tiver interesse, basta entrar em contato por meio das redes sociais do projeto.
A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo. O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Notícias Relacionadas
Nova temporada do “Conversa Saudável” debate saúde mental em série de seis episódios
Entrevistas abordam causas, tratamentos e estratégias de prevenção, além de orientar o público sobre acesso a serviços assistenciais disponíveis.
Leia mais
TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba
Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.
Leia mais
TV Assembleia: presença e potência da cultura negra em Curitiba é tema do Arte & Cultura
Produtora Brenda Santos fala sobre o Baile Bom, o Samba Casa Forte e a importância da Sociedade 13 de Maio na cena cultural da capital.
Leia mais
Emergência climática e expansão do Simepar são temas do Assembleia Entrevista desta quinta-feira (13)
Diretor-presidente Paulo de Tarso de Lara Pires fala sobre novos investimentos, monitoramento meteorológico e desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia mais