“A importância é muito grande de despertar nos estudantes esse interesse pela pesquisa científica, pela humanização da medicina como saúde coletiva, de tratar o paciente como um todo, e não como uma doença”, explicou o estudante e um dos organizadores do evento, Jorge Novak.
Os estudos apresentados alcançam temas envolvendo a epidemiologia, anatomia, histologia (ciência sobre o estudo do tecido humano), entre outras especialidades e procedimentos. Profissionais renomados da medicina estarão entre os palestrantes.
A organização do CONCIAM é da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), em parceria com a Associação Médica do Paraná, e inclui ainda um concurso cultural para promover outras habilidades dos estudantes. Também haverá o lançamento literário da obra do médico Neury J. Botega – “A Tristeza Transforma, A Depressão Paralisa”, que é um guia para quem quer entender a doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.
O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.
Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.