NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Proposta do Presidente da Al Concede Isenção Aos Maiores de 65 Anos
17h51
por Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP
2 min de leitura
595 visualizações
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM) pretende através de seu projeto de lei conceder isenção de taxas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) a pessoas com mais de 65 anos. A iniciativa foi aprovada em primeira discussão nesta quarta-feira (27).A partir de sua promulgação, as pessoas nesta faixa etária não precisarão mais pagar taxas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Essa medida, além de ser da maior justiça, vai ao encontro das diretrizes traçadas pelo Estatuto do Idoso, constituindo-se um ato de valorização do verdadeiro exercício da cidadania”, destacou Justus.A medida legal aprovada em primeiro turno, ou seja, quanto à sua legalidade e quanto à sua constitucionalidade, deve passar por mais duas discussões e redação final. Na seqüência é enviada à sanção governamental.ESTATUTO – O Estatuto do Idoso entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2004, tendo sido sancionado em outubro de 2003, com o objetivo de estabelecer os direitos e os deveres para melhorar a vida das pessoas com mais de 60 anos. Antes de ser aprovado foi discutido por sete anos no Congresso Federal e um dos pontos chaves do debate era o aumento nos planos de saúde, que com a aprovação da matéria passaram a ser impedidos em virtude da idade dos seus clientes.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais