Quiropraxia promete alívio de dores através do alinhamento da coluna Terapeuta visita a Rádio Assembleia e revela vantagens da técnica criada em 1895 e que usa manobras com as mãos para correção postural.

19/12/2018 10h15 | por Ana Luzia Mikos
Programa Rádio Assembleia entrevista, Eliane Réboli.

Programa Rádio Assembleia entrevista, Eliane Réboli.Créditos: Ana Luzia Mikos

Programa Rádio Assembleia entrevista, Eliane Réboli.

A quiropraxia é uma técnica que trabalha com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas no sistema ‘neuromusculoesquelético’ e com seus efeitos na saúde em geral. Praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, o método é utilizado como uma medicina complementar, com enfoque na coluna vertebral e o efeito que a disfunção nesta estrutura pode causar à saúde em geral.

Ouça o Podcast relacionado

A terapeuta Eliane Réboli, com 20 anos de atuação com essa técnica, participou do programa Rádio Assembleia desta quarta-feira (19), para contar algumas das indicações e benefícios da quiropraxia. Segundo ela, grande parte dos pacientes, após o tratamento, acaba adotando a técnica como um hábito. “Todo mundo tem uma dor ou dores. Das mais diversas. E a técnica garante uma qualidade de vida melhor, que vai desde aspectos como sono e controle do estresse”, afirmou.

Eliane comparou a coluna com o chassi de um automóvel. “Se está desalinhado, o carro fica torto, começa a provocar desgaste irregular. É a mesma coisa com o corpo. Se as vértebras estão tortas, pressionam os nervos e isso pode refletir nos braços, pernas e joelhos, por exemplo”, explicou.

A quiropraxia (prática – cura pelas mãos) é considerada uma técnica milenar, já conhecida pelos chineses, hindus e egípcios antigos. Mas surgiu oficialmente nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Usa basicamente manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios. De acordo com a terapeuta, pessoas de todas as idades podem ser atendidas. Entre as vantagens do tratamento estaria o alívio de vários tipos de dores sem a necessidade do uso de medicação.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação