O secretário para Assuntos da Região Metropolitana Edson Strapasson informou que os investimentos do Governo no Programa Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Curitiba serão de R$ 117 milhões até o final deste ano. “A implantação deste programa só foi possível graças ao saneamento econômico que o governador Roberto Requião promoveu, o que permitiu que o Estado pudesse bancar a contrapartida deste financiamento, que é de 35%”, afirmou Strapasson.O secretário ressaltou que o PIT, como também é conhecido o Programa, prevê investimentos estruturais pesados na Região Metropolitana, onde se concentram 30% da população do Paraná. “A integração do transporte que se fez no governo passado foi apenas e tão somente a integração dos ônibus. Mas não houve investimentos estruturais resultando hoje em uma enorme defasagem entre a infra-estrutura existente na capital e a dos municípios vizinhos”, relatou.Segundo Strapasson, o principal objetivo do PIT é a integração da capital com a Região Metropolitana. “Não fizemos distinção se a via era municipal, estadual ou federal. Um exemplo é a Estrada da Ribeira, que é uma rodovia federal e que jamais iria receber investimentos do Governo Federal, mas por meio do Programa vai receber pavimentação em quase seis quilômetros, num valor de R$ 22,6 milhões”, informou.Outro trecho que receberá melhorias é o prolongamento de três quilômetros da Anita Garibaldi, considerado um importante corredor de acesso a Almirante Tamandaré. De acordo com o secretário, “essa é uma via sem qualquer condição estrutural de transporte de tráfego e que com este Projeto será transformada numa nova avenida, capaz não apenas de melhorar a condição de transporte, mas principalmente melhorando a acessibilidade ao município”. A construção da trincheira nos bairros Jardim Paulista e Jardim Menino Deus, em Quatro Barras, numa obra com extensão de 3,9 quilômetros orçada em R$ 5 milhões, também foi citada por Strapasson. “Esta é uma obra sonhada e teve inicio no governo passado do Requião. Após sua saída, a obra foi abandonada”, lembrou. Para ele, a trincheira vai impulsionar o desenvolvimento comercial e industrial da região, além de melhorar o transporte coletivo.Terminais – O PIT prevê ainda obras em terminais e a construção de outros dois: o de Cachoeira e o de Fazenda Rio Grande. O secretário comunicou que também estão sendo conduzidos os projetos do terminal de São José dos Pinhais e de Campo Largo. “Ao todo, as obras do PIT serão divididas em 16 lotes. Seis foram autorizados na terça-feira (14) pelo governador e os demais estão sendo finalizados pelo DER, pela Comec e pela Secretaria de Obras”, finalizou.