Rampa Para Cadeirantes é Instalada No Terminal Maracanã Em Colombo

04/07/2007 16h35 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
O problema vivenciado por deficientes físicos para embarcar na Linha Direta (Ligeirinho Colombo/CIC), no novo Terminal Maracanã, localizado em Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi resolvido na última semana. O deputado estadual Edson Strapasson (PMDB), representante da RMC na Assembléia Legislativa, encaminhou solicitação urgente pedindo a construção de uma rampa de acesso para a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O pedido de Strapasson foi atendido e segundo o supervisor do Programa Integrado do Transporte (PIT), engenheiro Haroldo Eustáquio, foi construído uma rampa metálica, com corrimão, para atender cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Com a conclusão de 50% da obra, a Comec relocou os ônibus que operavam no prédio antigo, e também na Rua José Anchieta, para a nova estrutura construída na Rua Arquimedes. O local onde são realizados o embarque e desembarque da Linha Direta foi construído com plataforma elevada, onde o usuário acessa por uma escada. Os cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção deparavam-se aí com um grande problema, pois não tinham como utilizar o “ligeirinho”.Para o deputado Strapasson, que viabilizou a obra para população colombense, faltou prever a construção de uma rampa provisória, já que a definitiva consta no projeto, que tem a preocupação com o acesso para cadeirantes. “A construção do novo Terminal Maracanã é como reformar uma casa com pessoas residindo. Primeiro é construída parte da estrutura. Uma vez concluída a primeira fase, ocupa-se a nova instalação. A outra parte, que era utilizada, agora pode ser demolida. É isso que ocorre na construção do novo terminal, mas com uma grande diferença: o número de pessoas que tem de conviver com a obra, pois no Maracanã circulam mais de 86 mil pessoas por dia”, destacou Strapasson. Quando estiver 100% concluído, o terminal terá plataforma de embarque e desembarque separada para a Linha Direta. Mesmo parcialmente concluído, os usuários elogiam o novo terminal. “O Terminal Maracanã melhorou muito. O antigo não comportava mais a demanda”, relatou o padeiro Paulo Cipriano Colace, morador do Jardim Monte Castelo. Para o vendedor Rubens Emeror, morador do Jardim das Graças, o novo terminal ficou muito melhor para a população. “O terminal ficou muito bonito. Agora estamos protegidos da chuva e do sol. O deputado Strapasson lutou muito para conseguir essa obra para o povo”, finalizou.A remodelação do Terminal Maracanã prevê a transferência de algumas linhas para o novo terminal, construído pelo Governo do Estado, no Guaraituba. Essa mudança vai proporcionar mais espaço e conforto para o usuário.Obras em Colombo - A primeira fase das obras do Programa Integrado do Transporte (PIT) concentrou investimentos importantes para o município, todos conquistados pelo deputado estadual Edson Strapasson. Além do Terminal Maracanã, o parlamentar viabilizou a construção dos Terminais Guaraituba e Roça Grande, bem como a duplicação da Estrada da Ribeira.