Rasca lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos

05/06/2018 18h03 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Adriano Rima.
Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).

Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).

O deputado estadual Rasca Rodrigues (Podemos) lançou nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de vídeos sobre os problemas do uso indiscriminado de agrotóxicos no Paraná e no Brasil. Ao todo, a série intitulada de “Agrotóxico Mata”, terá cinco pequenos vídeos sobre o tema e será divulgado diariamente até o próximo sábado (9).

O primeiro vídeo da série trata do "Uso excessivo de agrotóxicos no Brasil", destacando o fato do país ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mesmo tendo apenas a terceira maior produção agrícola. “Algo está errado, a conta não fecha”, diz Rasca no vídeo.

O deputado também faz um alerta no vídeo sobre o iminente risco de embargo das exportações brasileiras, assim como ocorre com os frangos, de alimentos produzidos com agrotóxicos proibidos pela União Europeia. “Nós usamos 60% dos agrotóxicos proibidos na Europa para produzir os alimentos que os próprios europeus importam daqui. O mundo só vai continuar comprando alimentos de nós se forem saudáveis”, afirma.

Os próximos vídeos da série tratarão sobre "O glifosato e seus riscos à saúde", nesta quarta-feira (6); "Agrotóxicos e transgênicos", na quinta (7); "É possível reduzir o uso de agrotóxicos?", na sexta (8); e "Como evitar ou diminuir alimentos contaminados", no sábado (9). 

Segundo Rasca, a campanha de vídeos tem o objetivo de levar informações, com base em pesquisas científicas recentes, para a população em geral, em um momento de possíveis retrocessos na legislação de controle e fiscalização de agrotóxicos no Brasil. “No Congresso Nacional há várias propostas que acabam com qualquer controle sobre este tema, que é gravíssimo. A população tem o direito de saber os malefícios destes venenos, que contaminam nossa comida, nosso solo, nossos rios”, explica.

Confira o vídeo 1 da série: https://www.youtube.com/watch?v=b3LTcePAkug

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação