Os impactos da reforma do ensino médio na educação paranaense serão discutidos a partir de hoje (23) até a próxima sexta-feira (25) durante o Seminário de Educação Básica no Estado do Paraná que acontece na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante a cerimônia de abertura do evento realizada nesta quarta-feira os participantes acompanharam palestras sobre o processo de construção da nova proposta para o ensino médio.
Um dos proponentes do seminário, o deputado Delegado Recalcatti (PSD) destacou a importância de discutir as mudanças para que a rede de ensino esteja preparada para aplicar as novidades.
Sonora
Segundo a coordenadora do Fórum Nacional de Educação, Ester Galvão de Carvalho, é preciso estimular os debates sobre o tema para a implantação de um projeto construído em conjunto por toda a comunidade escolar.
Sonora
O coordenador-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, Wisley Pereira, aproveitou a oportunidade para esclarecer os pontos definidos em lei e desmentir boatos sobre a possível extinção de disciplinas. Para Pereira, é preciso superar a fase de debates e avançar com o novo modelo do ensino médio brasileiro.
Sonora
A chamada reforma do ensino médio flexibilizou a grade curricular dos últimos três anos da educação básica. Além da Base Nacional Comum Curricular, obrigatória para todas as escolas, a nova estrutura conta com uma parte flexível para o aprofundamento dos conhecimentos em cinco áreas diferentes.
O seminário prossegue nesta quinta-feira (24) com a realização de cinco debates simultâneos e na sexta-feira (25) com uma audiência pública para a elaboração de um documento a ser encaminhado para a Secretaria de Estado da Educação.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.