Reichembach propõe criação do Programa de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos

05/08/2016 15h42 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Laísa Brigantini.
Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

O deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que propõe a criação do Programa de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos, bem como a criação da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, a ser realizada anualmente na primeira semana de junho.
O projeto de lei visa a orientação, educação e minimização dos acidentes domésticos que ocorram com os idosos. A intenção é que o Programa seja realizado em parceria com as secretarias estaduais, e que seja divulgado nas unidades básicas de saúde do estado, casas de repouso, hospitais e demais espaços de convivência comunitária em que são atendidas pessoas idosas. A divulgação da campanha deverá ser feita também nos meios de comunicação.
Para Reichembach, a prevenção de acidentes é fundamental, e pode ser feita a partir de atitudes simples. “Com o envelhecimento do corpo, é natural que as funções motoras fiquem menos aguçadas, além de menor força física e diminuição dos reflexos, o que faz com que os idosos fiquem suscetíveis a acidentes, e consequentemente necessitem de maiores cuidados”, afirma. O projeto de lei do deputado reforça cuidados com possíveis quedas, queimaduras, ingestão de substâncias tóxicas e noções de primeiros socorros.
Durante a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, que é uma das ações do Programa, a proposta é que sejam realizadas palestras, debates e painéis com especialistas em todo o Paraná. As atividades da Semana devem ser planejadas e executadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação