Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Reitor do Instituto Federal do Paraná fala sobre a atuação da instituição de ensino

21/03/2012 17h58 | por Nádia Fontana
Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo, durante o pronunciamento.

Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo, durante o pronunciamento.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo, durante o pronunciamento.
“Estamos abertos para atender o público paranaense, para estabelecer parcerias com municípios, garantindo avanços na educação”, afirmou o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo, ao participar da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (21), a requerimento do deputado Professor Lemos (PT). Na ocasião ele discorreu sobre a expansão e efetivação da instituição, criada a partir da transformação da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, e que hoje já conta com 14 campi espalhados pelo estado, com oferta de 57 cursos, 14 deles de nível superior e 43 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos.

Além disso, Colombo lembrou que o setor de Educação à Distância (EAD) do IFPR possui polos de apoio presencial em mais de 230 cidades paranaenses e em todos os estados da federação. Na avaliação do Professor Lemos, “o Instituto Federal é uma conquista de todos os paranaenses. Já temos vários campi pelo Paraná e ainda muitos outros estarão funcionado até o final do ano. É de fundamental importância compartilharmos estas conquistas”, frisou. Uma das metas do Governo federal é a implantação, até 2014, de 200 novos campi no país, dos quais cerca de 80 já foram contratados e estão em fase de implantação.

Estrutura
– O Instituto Federal do Paraná é uma autarquia federal criada a partir da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Hoje cada instituto criado pelo Governo é organizado e estruturado com vários campi e conta com uma proposta orçamentária anual identificada para cada região e respectiva reitoria.

Ao assumir a reitoria do IFPR, no ano passado, o professor Irineu Colombo propôs a priorização das atividades relacionadas ao ensino, extensão e pesquisa integrada à realidade regional, oferta de vagas para formação continuada e consolidação da estrutura física do instituto. Colombo já atuou como vereador, deputado estadual e federal e foi diretor de articulação e projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, onde contribuiu com os Programas Brasil Profissionalizado e de Expansão da Educação Profissional (Proep).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação