Projeto de resolução da CPI da JMK deverá ser votado na segunda-feira (13)
O projeto de reoluçao 1/2020 que trata di relatório final da CPI que apurou possíveis irregularidades no contrato de manutenção da frota de veículos do Poder Executivo deverá ser votado pelos deputados estaduais na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (13).
O pedido para que o documento fosse colocado em votação foi realizado, durante a sessão desta quarta-feira (08), pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).
A CPI da JMK foi instalada em junho de 2019, para apurar irregularidades na licitação e execução do contrato para gestão da manutenção da frota do Estado entre janeiro de 2015 e maio de 2019. Em seis meses de trabalho, a Comissão realizou 46 oitivas, aprovou 33 quebras de sigilos e expediu 202 ofícios, que resultaram em mais de 200 mil páginas de documentos coletados.
A JMK era responsável pela manutenção dos veículos oficiais do Estado. De acordo com investigações, funcionários da empresa teriam estabelecido uma sistemática que envolvia a falsificação e adulteração de orçamentos de oficinas mecânicas. Desse modo, elevavam o valor do serviço prestado, provocando superfaturamentos que chegam à 250%. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 125 milhões.
No dia 11 de dezembro de 2019 foi apresentado em plenário os documentos constantes da investigação e suas respectivas conclusões. O relatório final apresentado pelo relator, deputado Delegado Jacovós (PL), fruto das ações do colegiado composto por 11 parlamentares, pede o indiciamento de agentes públicos e de pessoas ligadas à empresa que fazia a gestão da frota de veículos do Estado. A CPI da JMK resultou em mais de 200 mil páginas de documentos e com 46 pessoas ouvidas pela Comissão.
Os deputados que integraram a CPI aprovaram, por unanimidade, o relatório apresentado pelo deputado Delegado Jacovós (PL) em reunião realizada pela CPI da JMK em dezembro.
Participaram da CPI da JMK, além do deputado Luiz Fernando Guerra e do Delegado Jacovós, o presidente deputado Soldado Fruet (PROS), e os deputados Tião Medeiros (PTB), Alexandre Amaro (Republicanos), Michele Caputo (PSDB), Delegado Recalcatti (PSD), Jonas Guimarâes (PSB), Mabel Canto (PSC), Mauro Moraes (PSD), Paulo Litro (PSDB) e Delegado Fernando Martins (PSL).
Notícias Relacionadas
Paraná deve ficar atento à votação do relatório sobre pedágio, alerta Romanelli
Leia mais
Projetos que propõem atualização das custas dos cartórios voltam a ser discutidos em plenário
Comissão Especial aprova voto em separado do deputado Galo (PODE) defendendo a tramitação das propostas.
Leia mais
Aprovado projeto do Executivo que cria regras para recomposição do quadro de servidores do Estado
Segundo proposta, cargos da Administração Direta e Autárquica serão extintos ao vagar. Postos serão recompostos mediante concessão, parcerias ou terceirização.
Leia mais
Plenário aprova relatório final da CPI da JMK
Projeto de resolução com a conclusão dos trabalhos da Comissão foi votado por todos os deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.
Leia mais