A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu a visita de representantes da Câmara Municipal de Maringá com o objetivo de conhecer os projetos e ações desenvolvidos pela diretoria e avançar na construção de uma parceria voltada à qualificação de servidores, assessores e ao fortalecimento da educação legislativa no município.
Participaram do encontro a diretora-executiva da Câmara Municipal de Maringá, Nathália Carvalho, e o diretor de Comunicação, Ricardo Lucena, que conversaram com a equipe da Escola do Legislativo sobre iniciativas consolidadas, como o Parlamento Universitário, e o Parlamento Comunicação, além de outras capacitações e projetos em desenvolvimento. O Selo ABNT Nós Por Elas também foi tema de discussão. A iniciativa é voltada à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência contra as mulheres e será tema de uma palestra na Assembleia Legislativa no dia 4 de março. O objetivo é apresentar o selo para instituições públicas e privadas, demonstrando os impactos da aderir à causa.
Segundo Nathália Carvalho, a visita atende a uma demanda da atual gestão da Câmara Municipal. “A presidente da Câmara, Majô Capdeboscq (PP), tem pedido para os diretores ações de qualificação para os servidores e assessores. Todo este projeto da Escola do Legislativo vem ao encontro disso, e nos sentimos privilegiados de sermos os primeiros a receber essas ações”, destacou.
A diretora-executiva também ressaltou a importância de Maringá ser o primeiro município do interior do Estado a receber iniciativas como o Parlamento Universitário e o Parlamento Comunicação. “Nós temos a Câmara Mirim, o Parlamento Jovem, o Estágio do Conhecimento, então ser o primeiro município do interior a receber estes projetos é muito importante para nós. Maringá é um polo universitário e isso qualifica as pessoas e vai ao encontro do que a gestão da Câmara quer, que é aproximar o Legislativo da população e de pessoas propensas à liderança, ao estudo, que querem entender o papel de um vereador, por exemplo”, afirmou.
Para o diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Maringá, Ricardo Lucena, o Parlamento Comunicação se destaca por proporcionar uma experiência prática aos estudantes. “É muito interessante a dinâmica de o estudante poder ver, na prática, como funciona o trabalho do comunicador e o jornalismo institucional, conhecendo as diferentes formas de escrita e de se comunicar com a população no mundo real”, avaliou.
O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, destacou que a aproximação com os legislativos municipais é estratégica para o fortalecimento da democracia no Estado. “A parceria com as câmaras municipais e a possibilidade de estabelecer um relacionamento permanente entre o Legislativo estadual e os demais legislativos fortalecem, antes de tudo, a cultura cívica e a cultura democrática”, afirmou.
A parceria em construção exemplifica, na prática, a criação da Rede Estadual de Educação Legislativa (REEL), iniciativa da Escola do Legislativo que será lançada ainda no primeiro semestre deste ano. A proposta é estabelecer uma rede de apoio às Escolas do Legislativo municipais, fomentando o desenvolvimento de ações que promovam a cidadania, a democracia e a educação, fortalecendo o Poder Legislativo em todo o Paraná.