Resolução que vai premiar jovens estudantes é promulgada

23/03/2023 14h01 | por Cláudia Ribeiro
Podcast A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.

A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.Créditos: SEED

A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.

 O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), promulgou a resolução n° 4/2023, que cria o Prêmio Meninas Olímpicas, conferido pelo Legislativo Estadual. O objetivo é fomentar a participação de meninas em Olimpíadas de Conhecimento. A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.

Uma das prioridades da resolução é combater uma triste realidade: a falta de oportunidades iguais entre homens e mulheres. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres recebem menos bolsas de pesquisa que homens. Além disso, mesmo representando um terço dos pesquisadores em nível global, ocupam 12% como membros das academias científicas nacionais.

A ONU estima que pesquisadoras tendem a ter carreiras mais curtas e menos remuneradas. Além disso, o trabalho é sub-representado em publicações científicas e muitas vezes preterido para promoção. Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a igualdade de gênero é uma prioridade global, com preferência para a atuação junto a meninas e fazendo com que suas ideias sejam ouvidas e alavancadas.

(Sobe som))

A premiação aprovada pela Assembleia será em três categorias: para garotas do sexto e sétimo anos do ensino fundamental; do oitavo e nono anos e do ensino médio. O Prêmio Meninas Olímpicas consistirá na entrega de um diploma a duas meninas em cada nível.

 A solenidade de premiação será realizada anualmente em data próxima ao Dia Internacional da Mulher.

 De acordo com o texto, a Procuradoria da Mulher encaminhará à Mesa Executiva uma relação anual das estudantes homenageadas, especificando as categorias premiadas e em quais olimpíadas científicas participaram. 

(Sobe som)

 O projeto foi assinado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação