Reunião na Assembleia discute relações internacionais entre Paraná e Itália Presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), e embaixador, Alessandro Cortese, debateram as comemorações dos 150 anos de imigração italiana no País.

04/12/2023 11h23 | por Thiago Alonso
Encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Gabinete da Presidência.

Encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Gabinete da Presidência.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Gabinete da Presidência.

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (04) na Assembleia Legislativa do Paraná discutiu relações internacionais e diplomáticas entre o Estado e a Itália. O presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), recebeu o embaixador da República Italiana no Brasil, Alessandro Cortese. Durante o encontro, discutiram-se estratégias para fomentar os laços culturais, políticos e econômicos entre o Paraná e o país europeu. Entre estes planos está a realização de uma sessão solene para comemorar os 150 da imigração italiana em terras brasileiras.

Traiano ressaltou que o encontro serve para programar os eventos realizados na Assembleia. “O ano 2024 vai ser importante para o Brasil e para o estado do Paraná nesta questão. Durante a reunião, pudemos trocar algumas informações relativas às relações do Estado com o País. Essa interação é fundamental para o Paraná, um estado que tem uma colonização italiana muito grande. E, é claro, eles trazem aqui a sugestão da possibilidade de fazermos um evento no dia 21 de fevereiro, quando irá se comemorar os 150 anos da colonização italiana aqui no Brasil. Portanto, a Assembleia poderá propor uma sessão solene em homenagem a esta data tão importante”, reforçou.

Cortese reafirmou a necessidade do contato entre as nações. “Estou no Brasil há dois meses e é minha primeira visita ao Paraná, um estado com uma origem italiana muito grande. É muito importante trabalharmos com as instituições paranaenses. Sabemos o que as Assembleias podem fazer pelas relações institucionais; elas são uma ferramenta diplomática muito forte. Em 2024, quando comemoraremos os 150 anos da imigração italiana no Brasil, temos de fazer muitos trabalhos juntos com a Assembleia paranaense”, disse.

Também participaram do encontro o secretário da embaixada, Andrea Desogus, a cônsul-geral do País, Eugenia Tiziana Berti, e a intérprete Paoletta Santoro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação