Revista do Legislativo Paranaense abre prazo para submissões de artigos ao Dossiê "Mulheres na Política" Período para o envio de trabalhos científicos vai até o dia 21 de julho no site da publicação.

11/04/2024 10h07 | por Rafael Guareski

Créditos: Arte: Escola do Legislativo

A Revista do Legislativo Paranaense, uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, está com prazo aberto para a submissão de artigos científicos para a edição 2024. Até o dia 21 de julho, no site da revista (http://revista.assembleia.pr.leg.br), interessados em terem os seus trabalhos publicados podem fazer a submissão.

Os artigos podem ser produtos de estudo de caso, estudo comparado ou revisão bibliográfica. Serão priorizados artigos que analisem dados empíricos ou que façam revisões de bibliografia. Em ambos os casos a metodologia deve estar claramente definida: quantitativa, qualitativa, qualiquantitativa, revisão de escopo, sistemática e meta-análise. A pesquisa deve dialogar com a literatura especializada e atualizada da área, internacional e nacional.

O dossiê, que é organizado pelas pesquisadoras Karolina Roeder, Maria Cecília Eduardo e Liliane Gobetti Fagundes, tem como  tema central “Mulheres na Política”, contemplando temas como  presença de mulheres na política, em cargos eletivos nos diferentes níveis (nacional, estadual e municipal), financiamento político de candidaturas femininas, cotas de gênero para candidaturas e para a distribuição de recursos do Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamento de Campanha, barreiras institucionais, culturais ou sociais à participação política de mulheres, desigualdade de gênero intrapartidária além de outros descritos no edital.

O periódico está em seu oitavo número e, em 2022, recebeu o reconhecimento pela sua qualidade. A Revista produzida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná entrou para um seleto grupo de publicações acadêmicas classificadas pelo Qualis Capes com conceito B2.

O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional.

“Todo ano temos uma expectativa muito grande com relação ao projeto da revista, principalmente pela importância que ela ganhou depois da qualificação pelo Qualis Periódicos. Este ano esperamos contribuir com a temática das mulheres na política, que tem ganhado mais atenção a cada ano que passa. As bancadas femininas da Alep e da Câmara dos Deputados não só aumentaram em 2022, como estão mais atuantes. Nesse sentido, há muitas conquistas e desafios para serem abordados nos artigos”, disse a coordenadora Pedagógica e editora-chefe da Revista, Roberta Picussa.

Cronograma

As submissões devem ocorrer até o dia 21 de julho no site da Revista do Legislativo (http://revista.assembleia.pr.leg.br). Após esse prazo, os trabalhos passarão por uma avaliação editorial, para verificar se os textos seguiram as diretrizes para autores e, se o tema está dento do escopo da Revista.

A partir do dia 15 de setembro está prevista a devolutiva aos autores. A publicação da Revista deve ocorrer em novembro deste ano.

Todas as regras e diretrizes podem ser consultadas no site da Revista e o passo-a-passo para a submissão dos trabalhos pode ser conferido no link: https://bit.ly/41v6TfW

A Revista

A Revista do Legislativo Paranaense, que em 2023 atingiu a publicação de número sete, é uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de divulgar produções que investiguem o Poder Legislativo e a Democracia no Brasil. O processo de avaliação da Revista e a colaboração da comunidade acadêmica submetendo e avaliando os artigos é que a fizeram alcançar rapidamente os degraus mais altos de qualidade.

As edições anteriores estão disponíveis para consulta no site da Revista.