Rios Tibagi, Ivaí e das Cinzas devem receber peixes em ação no Dia Mundial da Água

15/03/2019 10h10 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
O deputado Tercilio Turini (PPS) sugeriu o envolvimento de estudantes na soltura dos peixes.

O deputado Tercilio Turini (PPS) sugeriu o envolvimento de estudantes na soltura dos peixes.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

O deputado Tercilio Turini (PPS) sugeriu o envolvimento de estudantes na soltura dos peixes.

Os rios Tibagi, Ivaí e das Cinzas devem ser incluídos na ação de repovoamento de peixes, com a soltura de alevinos programada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março. O pedido foi feito pelo deputado estadual Tercilio Turini (PPS), em requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e enviado ao secretário Marcio Nunes.

Tercilio destaca que os rios Tibagi, Ivaí e das Cinzas percorrem longos trechos nas regiões Norte, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro, respectivamente, banhando diversos municípios. “São mananciais de abastecimento e também utilizados para lazer em alguns locais. O repovoamento de peixes é importante como ação ambiental e educativa, muito apropriada para despertar nas pessoas a necessidade de garantir a água como patrimônio do planeta, um elemento essencial para a vida humana e também vegetal e animal”, diz.

Alerta – O deputado sugeriu o envolvimento de alunos de escolas estaduais e municipais na atividade. “A participação de crianças, adolescentes e jovens certamente ajudará a fortalecer a consciência ambiental em um número maior de pessoas, pois de imediato haverá a propagação de informações junto a familiares. A mobilização de estudantes, reunindo um grande contingente, igualmente ampliará a repercussão da iniciativa de soltar peixes”, afirma Turini. O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a importância de preservação e valorização da água como recurso natural indispensável.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação