Romanelli Anuncia Indústria de Robótica Em Siqueira Campos

07/08/2007 15h03 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / h2foz@hotmail.com / contato@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104 - 9241-2401 - 3350-4191 / www.luizromanelli.com.br
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, participou nesta terça-feira (7) da assinatura da ordem de serviço para a construção de um barracão industrial que abrigará a primeira fábrica de robôs do Brasil na cidade de Siqueira Campos, região do Norte Pioneiro do Paraná. A obra de 2.024,08 metros quadrados - ocupará terreno de 26,8 mil metros quadrados - custará R$ 1 milhão, recursos financiados pelo Governo Requião.“Siqueira Campos é um município diferenciado do Norte Pioneiro, por conta de que tem experimentado, em função do planejamento, avanços significativos na área rural, investindo na agricultura, e na área urbana, com a atração de novas atividades. E a indústria de robótica é um grande exemplo”, disse Romanelli ao assinar, na Escola de Governo, a ordem de serviço ao lado do governador Roberto Requião e do prefeito Luiz Antonio Liechocki (PMDB).Parceria - O deputado destacou a ousadia do prefeito Luiz Antonio Liechocki e do grupo de empresários na instalação do novo empreendimento que trará 600 empregos diretos para Siqueira Campos. “Foi muito importante essa parceria com o governo Requião que através do Fundo de Desenvolvimento Urbano vai viabilizar as instalações, as edificações dessa indústria”, disse Romanelli.“É assim que o Paraná, de fato, avança sua política industrial que incorpora tecnologia e faz avançar o conjunto da sociedade paranaense. Siqueira Campos é um exemplo que tem que ser reproduzido porque também tem que ter a parceria das universidades, das instituições de ensino superior do Paraná, porque está envolvendo o desenvolvimento de alta tecnologia em nosso estado. Parabéns governador”, completou.Empregos - O prefeito Luiz Antonio Liechocki adiantou que as obras do barracão industrial começam imediatamente e que até o final de janeiro de 2008 estarão prontas. “Em fevereiro a indústria já estará operando. Essa indústria também estará viabilizando o curso de mecatrônica, e no final de cinco anos, vai gerar mais de 600 empregos”.Liechocki também espera – através do curso de mecatrônica – que a cidade consiga viabilizar a instalação de uma unidade da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e de outras instituições de ensino superior na área de novas tecnologias. “Gostaria de agradecer o deputado Romanelli que viabilizou esse financiamento pelo Paraná Urbano e que nos deu uma força muito grande. Tenho certeza que Siqueira Campos vai agradecer, de uma maneira especial, por esse trabalho que ele vem fazendo”, disse o prefeito.Com a instalação da unidade em Siqueira Campos, a indústria Brasil Robótica espera atingir uma fatia de 10% a 13% do mercado nacional nos próximos dois anos. “Já a cidade de Siqueira Campos quer tornar-se um pólo tecnológico abrangendo empresas de alta tecnologia e escolas de formação tecnológica, para promover o desenvolvimento econômico, humano, cultural e social da população siqueirense”, completa Liechocki.