Romanelli Anuncia R$ 900 Mil Para Uenp

10/08/2007 15h13 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401 - 3350-4191 / www.luizromanelli.com.br
O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na Assembléia Legislativa, anunciou nesta sexta-feira (10) o repasse de R$ 900 mil a Uenp (Universidade Estadual do Norte Pioneiro) e disse que a universidade já está apta a realizar seu primeiro vestibular aos seus 22 cursos de graduação. “Nós conseguimos com a secretária Lygia Puppato (Ensino Superior), com o reitor Fernando José Penteado, aprovar o plano de fomento que vai garantir recursos do tesouro estadual para a universidade”, disse Romanelli“É um sonho antigo e certamente os investimentos que vão ser realizados a partir do próximo ano são muito importantes para a difusão do saber em toda a região do norte pioneiro”, completou Romanelli sobre a reunião realizada nesta quinta-feira (9) em Jacarezinho.O encontro contou com a participação dos prefeitos e vereadores da Amunorpi, (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), representantes da sociedade civil organizada, e diretores das faculdades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Segundo Romanelli, o repasse dos R$ 900 mil, através do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, garante a execução de uma série de projetos na região. “Os prefeitos e vereadores da região participaram do encontro. Nós tivemos uma participação efetiva da sociedade civil organizada e com isso acaba-se criando um ambiente completamente diferente de profundo enraizamento da Uenp na região”, disse RomanelliDurante a reunião foi acertado que até o dia 22 de agosto estarão sendo protocolados os documentos necessários para formalizar estatuto, regimento interno e projeto pedagógico da instituição. “A partir daí, a conselho estadual faz a validação de todo processo de formalização da universidade”.Romanelli garante que o desenvolvimento pleno da Uenp vai contribuir para uma mudança no perfil econômico e social da região. “A universidade é o investimento mais importante que a região tem pra fazer nesse momento. Porque o que falta de fato é uma instituição de ensino superior que possa estar alavancando o crescimento e o desenvolvimento da economia e fundamentalmente da nossa sociedade”.“Nós vamos estar, de fato, desenvolvendo as potencialidades de cada um dos municípios, dando a oportunidade para que os jovens tenham acesso ao ensino superior de qualidade público e gratuito. E criando um mecanismo definitivo para fazer com que possamos desenvolver as pesquisas para aproveitar o potencial da região”, completou. O deputado do PMDB destaca que com os recursos aplicados na Uenp também cria um ambiente diferente na região “tão empobrecida e tão esquecida” “A região começa, de fato, a receber por parte do governo um aporte de recursos e, mais do que tudo, de interesse que vai modificar a realidade”.