Romanelli Destaca Investimentos do Pac do Paraná

25/07/2007 09h22 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DO GOVERNO / DEPUTADO LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI (PMDB) / Zé Beto Maciel / Luiz Filho / h2foz@hotmail
“Com o PAC anunciado hoje pelo governador Roberto Requião, o Paraná mostra que está trabalhando o estado para os novos desafios e novo ciclo de desenvolvimento. Dos R$ 18,2 bilhões anunciados para os próximos três anos e meio, mais da metade está destinada para obras de infra-estrutura nas cidades, estradas e fontes de energia. Obras que irão garantir a chance de novas frentes de trabalho e desenvolvimento equilibrado entre as regiões do estado”, destacou nesta terça-feira (24), o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), destacou nesta terça-feira (24), o PDE - Política de Desenvolvimento Econômico do Paraná - anunciado pelo governador Roberto Requião na Escola de Governo. “A PDE é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Paraná”, disse Romanelli.Segundo Romanelli, o plano de aceleração paranaense estará focado no desenvolvimento dos municípios. “Com o PDE, o Paraná mostra quer está trabalhando para preparar o estado para o novos desafios. Dos R$ 18,2 bilhões anunciados para os próximos três anos, mais da metade está destinada para obras de infra-estrutura de nossas cidades, estradas e fontes de energia. Obras que irão garantir a chance de novas frentes de trabalho e desenvolvimento”.Romanelli também destacou os recursos destinados para a região norte e noroeste. “O Norte Pioneiro vai ficar com 10,81% de todos os recursos, seguida pelas regiões Norte (8,45%), Noroeste (5,85%). Estes números comprovam a intenção do governo em atacar de frente os grandes problemas de nosso estado, investimentos onde a presença do estado realmente é necessária. Mais de 100 municípios com população de baixa renda serão diretamente beneficiadas. Isso constitui uma política pública objetiva e com responsabilidade”, completou Romanelli.Investimentos - Dos R$ 18,2 bilhões do PAC Paraná, a maioria — 55,3% — é para investimentos em infra-estrutura urbana, energia e logística de transporte. Em seguida, está a ciência e tecnologia, educação, saúde e meio ambiente, que dividem 19% do total de recursos. Investimentos em agricultura (10,8%), indústria (10,4%) e Justiça, segurança pública e modernização do Estado (4,6%) completam o quadro.Os investimentos do PAC Paraná chegam a mais de R$ 30 bilhões se forem somados os recursos aplicados na folha de pagamento de algumas categorias do funcionalismo público para os próximos três anos e meio — caso de médicos e professores universitários, por exemplo. Também já estão garantidos R$ 10 bilhões do governo federal, anunciado no lançamento do PAC pelo presidente Lula, no início do ano.