Romanelli Divulga Nota do Movimento Estudantil Contra a Censura No Paraná

19/02/2008 16h10 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br / www.luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401 -
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, divulgou nesta terça-feira (19) a nota de repúdio à censura contra o governador do Paraná, Roberto Requião feita por entidades estudantis universitárias e secundaristas de todo o Brasil. Entre as lideranças, estão Lúcia Stumpf, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e lideranças de entidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e de outros estados. Segundo Ubiratan Santos, secretário-geral da UNE, “é importante que a sociedade repudie essa criminosa tentativa do desembargador Lippmann de censurar e tirar a liberdade do governador Roberto Requião de emitir suas opiniões. Sabemos que hoje a mídia emite as opiniões que quiser nos grandes meios de comunicação, no entanto, os outros não podem emitir a sua opinião”. “As entidades, os movimentos sociais devem combater essa tentativa de censura, assegurando que o governador possa garantir que a TV pública leve a verdade à sociedade”, afirmou Ubiratan. Íntegra da nota e as lideranças que assinam o manifesto: A liberdade de expressão e comunicação garantida pela constituição brasileira é uma das maiores conquistas da nossa sociedade. Através dela impedimos a censura e a perseguição contra o direito de expressarmos as nossas opiniões. Por isso, as entidades estudantis repudiam a censura prévia imposta pelo desembargador Edgar Lippmann Júnior contra o governador do estado do Paraná Roberto Requião, impedindo-o de expressar qualquer opinião sua na TV Educativa deste Estado. Tal ato, não só desrespeita os direitos conquistados por décadas de luta do povo brasileiro, como subverte o papel da justiça, transformada em agente de censura e perseguição. O desembargador Lippmann Júnior, que antes se dedicava a garantir o funcionamento dos bingos por meio de liminares, deveria utilizar o cargo que tem para combater o ilegal monopólio da informação existente no Brasil e a entrada inconstitucional de capital estrangeiro nos meios de comunicação. Portanto nos somamos às diversas entidades do movimento social, à Fenaj, parlamentares, artistas e importantes personalidades que já manifestaram a sua repulsa à ilegal censura e perseguição contra o Paraná e o seu governador. Repudiamos qualquer tipo de censura! São Paulo, 13 de fevereiro de 2008. Lúcia Stumpf, presidente da UNE; Ismael Cardoso, presidente da UBES; Ubiratan Santos, secretário-geral da UNE; Fabiana Zelinski, presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE); Clarissa Peixoto, presidente da UCE-SC; Augusto Chagas, presidente da UEE-SP; Daniel Iliescu, presidente UEE-RJ; Diogo Santos, presidente da UEE-MG; Anderson Ribeiro, presidente da UEE-MS; Paulo Lemos, diretor da UEE-MT; Jeferson Conceição, presidente da UEB-BA; Anne Cabral, presidente da UEP-PE; Lúcio Augusto, presidente da UEE-RR; Antônio Luis Antunes Rosa, presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES); Jorge Armando da Cruz Moraes, presidente da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (UCES); Arthur Herculano, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES-SP); Rafael Clabonde, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES-PR); Flávio Panetone, presidente da UCMG - MG; Michelle Bressan, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de São Paulo; Carlos André Lima, presidente da UEU - Uruguaiana/RS; Thalisson Silveira, presidente da UMESPA - Porto Alegre/RS; Walter Strozzi, presidente da UMESA - Araraquara/SP; Anenck Lumena da Silva, tesoureira-geral da USES - São Carlos/SP; Andrio Lopes Martinez, presidente da UPES - Palhoça/SC; Antonio Luis Antunes Rosa, presidente da UCES - Canoas/RS; Douglas Simanski, presidente da ATE - Tramandai/RS; Arnaldo Pereira, presidente da AME - Caucáia/CE; Geilson Souza, presidente da UNEFORT-CE; UMES de Recife; UMES de Maringá-PR; UMES Teresina-PI; AMES-RJ; UPES - União Palhocense dos Estudantes Secundaristas; UMES Criciúma; Zeca Melo, diretor da UNE e presidente do DCE da Universidade Tuiuti do Paraná; Rudá Morais Gandim, vice-presidente da UPES-PR; Marc Emmanuel Sousa, vice-presidente Regional Paraná da UNE e Sâmia Leiza Dornelles, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Hildebrando de Araújo e Tesoureira da UPES-PR; Leonardo Dias, presidente do DCE da Universidade do Norte Pioneiro; Marc Emmanuel Sousa, vice-presidente Regional Paraná da UNE; Fabiola Benvenutti, presidente do DCE da Uniandrade; Ricardo Michelli; Sâmia Leiza Dornelles, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Hildebrando de Araújo e Tesoureira da UPES-PR; Rodrigo Cândido Neves, diretor de Relações Institucionais da UPES; Thiago Vinicius, diretor do Centro Acadêmico de Geografia da UFPR; Airton Kielek, presidente do Diretório Acadêmico de Direito da FAE; Regeane Quetes, estudante da Unibrasil e diretora da UPE; Leonardo Ribeiro, estudante da UDC-Foz do Iguaçu e diretor da UPE; Elton Machado, diretor da UMES de São José dos Pinhais; Noele Dornelles, diretora do Grêmio Estudantil do Colégio Hildebrando de Araújo e diretora da UPES; Nilson Gonçalves, estudante da FACINTER e diretor da UPE; Rúbia Nara, presidente do DCE da Universidade de Cuiabá (UNIC) e DCE da Faculdades Integradas do Ceará (FIC), entre outras. (Com informações do Jornal Hora do Povo)