Romanelli Participa da Inauguração da Sede da Emater Em Nova Esperança

16/08/2007 14h30 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / h2fo@hotmail.com - contato@luizromanelli / 41 9648-1104 - 9241-2401 - 3350-4191 / www.luizromanelli.com.br
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, participa nesta sexta-feira (17) da inauguração da sede da Emater em Nova Esperança, região do Norte Pioneiro do Paraná. “Nova Esperança concentra uma série de atividades agrícolas, entre elas, a avicultura, fruticultura, sericicultura – é conhecida como capital nacional da seda – e tem uma grande demanda para recursos do Pronaf, fundo de aval, entre outros. Por isso já justifica esta unidade da Emater”, disse Romanelli.Na nova sede da Emater vai funcionar ainda o escritório regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. “É a atenção especial que o Governo Requião está dando aos pequenos agricultores, à diversificação da agricultura e ao novo impulso de desenvolvimento ao Norte Pioneiro. É compromisso com a população da região”, destacou Romanelli.O prédio de 160 metros quadrados foi construído em 120 dias, numa parceria entre a Emater e a prefeitura de Nova Esperança, e custou R$ 124 mil. A inauguração será às 10 horas. A nova sede fica ao lado da praça Marechal Arthur da Costa e Silva, s/n - próximo ao NIS. Sericicultura - A cidade de 30 mil habitantes tem na agricultura sua principal atividade econômica. A avicultura, por exemplo, gera em torno de 2,6 mil empregos. Sua principal atividade, a sericicultura, gera outros 5,5 mil empregos. “São famílias que, em pequenas propriedades, trabalham com a criação do bicho da seda e o cultivo de amoreira; e fazem da cidade a maior produtora de casulos verdes do Brasil”. Um grande destaque é encontro estadual de sericicultura que ocorre anualmente em Nova Esperança. Evento que concentra em torno de quatro mil pessoas, de diversos municípios, e culmina com o prêmio de produtividade aos melhores sericicultores. Atividades - Na cidade desenvolve-se ainda a bovinocultura, de leite e de corte; a ovinocultura e caprinocultura - atividade em expansão; a fruticultura, principalmente o plantio de laranja, para indústria e para mesa. O cultivo da uva - destaque para a variedade Benitaka que foi desenvolvida por produtores do município.Nova Esperança é destaque também no cultivo da mandioca - parte da produção é absorvida em fecularia do próprio município. E a silvicultura, produção de eucalipto, que, ao mesmo tempo em que colabora com o micro clima da região e agrega renda aos produtores.O município abriga a maior referência de roupas para o mundo country do Brasil. A empresa Radade Rodeio tem a sua sede em Nova Esperança. A marca foi consolidada na novela América, da Rede Globo, em que as personagens vestiam suas roupas.ServiçoInauguração da Sede da Emater em Nova EsperançaData: sexta-feira, 17 de agostoHorário: 10hEndereço: Praça Marechal Arthur da Costa e Silva, s/n - próximo ao NIS.