Romanelli Quer Sociedade Ativa Na Assembléia

24/01/2008 14h35 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / h2fo@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104 / (41)9241-2401 / (41) 3350-4191 / (41)
O líder do Governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), defendeu nesta quinta-feira (24), em entrevista a TV Sinal, mecanismos que ampliem a participação popular no legislativo paranaense. A instalação do painel eletrônico, a abertura da TV Assembléia e o aprimoramento do site www.alep.pr.gov.br, entre outros meios, fazem parte, segundo Romanelli, desta proposta. Romanelli defende ainda a ampliação das audiências publicas para criar mais condições ao parlamentar exercer de forma plena o mandato e atuar nas questões fundamentais: fazer leis, fiscalizar a ação do executivo. “No caso dos deputados que dão sustentação ao governo, de participar e integrar a implementação das políticas públicas”, disse o deputado ao repórter Paulo Galvez. O painel eletrônico, a ser instalado no início dos trabalhos do legislativo em fevereiro, além de registrar a presença dos deputados nas votações, vai trazer um “um extrato de como se comportou o parlamentar dentro da Assembléia”. “Isso vai dar transparência ao parlamento muito importante. Temos que avançar nesse tema e em muitos outros mais importantes, como a ampliação da democracia participativa, o controle social, uma participação efetiva da sociedade civil organizada e não tenho dúvida que esses instrumentos serão cada vez mais instrumentos fiscalizatórios da atuação do parlamentar”, completou. Leia a íntegra da entrevista que vai ao ar na TV Sinal no dia 11 de fevereiro. TV Sinal - Quais as perspectivas da base do governo para este ano? Romanelli - É poder fazer no debate político a sustentação do governo dentro da Assembléia Legislativa. Nós temos uma bancada que é composta por deputados do PMDB e do PT, além de diversos outros parlamentares das mais diversas bancadas que dão sustentação ao nosso governo. E temos, claro, um processo permanente de negociação com a oposição promovendo o debate político de forma civilizada e democrática, ou seja, de fato fazer com que em 2008 repetirmos aquelas fórmulas de sucesso que tivemos em 2007, promover as audiências publicas, criar de fato as condições para que o parlamentar possa exercer de forma plena o seu mandato, atuando naquelas questões que são fundamentais para o deputado, ou seja, fazer leis, fiscalizar a ação do executivo, e no caso dos deputados que dão sustentação ao governo nesta Casa, a nossa base, de participar e integrar a implementação das políticas públicas. TV Sinal - A oposição acusa base governista de atropelar as discussões, o senhor concorda com essas acusações? Romanelli - Não, ao contrário. Eu quero dizer que nós temos promovido o debate na Assembléia. Desde que assumi a Liderança do Governo tenho tentado, de todas as formas, de todos os meios, em cada um dos projetos que vamos votar, vencer a votação através do processo de discussão, pelo convencimento, e tem sido muito importante esse relacionamento com a bancada de oposição. Nessa perspectiva, é claro que muitas vezes um parlamentar de oposição deseja, por conta até de seu estilo pessoal, fazer prevalecer o seu ponto de vista. Mas no parlamento há a representação de todos os setores da sociedade, de todo o estado do Paraná, do ponto de vista inclusive geográfico, e o que acaba prevalecendo é a vontade da maioria, o debate sim, eu defendo de forma muito democrática, aprofundando as discussões. Eu nunca defendo que nós tenhamos uma visão de um problema de forma horizontal, ou seja, vamos verticalizar, aprofundar a discussão, radicalizar até alguns posicionamentos, mas de fato irmos ao cerne das questões, fazer luz para que de fato nós possamos muitas vezes iluminar quais são os bons caminhos que as políticas públicas no estado do Paraná devem seguir. TV Sinal - As eleições municipais de 2008 iram influenciar o debate político neste primeiro semestre na Assembléia? Romanelli - Eu acredito que as eleições municipais vão influenciar no debate político porque haverá uma maior participação dos deputados. Todos eles têm uma articulação em suas regiões, onde terão um grande envolvimento nas eleições, mas a eleição está muito afeita à questão comunitária. As discussões na Assembléia estão vinculadas a questões estaduais e muitas vezes nacionais. O trabalho será concentrado em vários momentos, mas acredito que vai ser um ano com um debate político forte e acalorado por conta das eleições municipais. TV Sinal - O senhor acredita que neste ano com a expansão dos meios de comunicação da Assembléia, como a TV e o painel eletrônico que tem previsão de ser instalado até o fim do ano, o cidadão terá um maior acesso as informações do legislativo? Romanelli - Eu acho isso amplamente favorável, inclusive a atual mesa, que é presidida pelo deputado Nelson Justus, vai ficar marcada na história da Assembléia por ter promovido essas modificações, a TV sinal vai dar visibilidade para a Assembléia, tanto no aspecto positivo quanto no negativo. As pessoas vão conhecer o que acontece dentro da Assembléia, o processo legislativo vai ficar muito mais democrático, vai ser democratizado. E, ao mesmo tempo, temos esses instrumentos novos, como o site, que acredito que deve ser mais interativo e com maior conteúdo, com relação a tudo o que acontece na Assembléia. E somando a esses instrumentos o painel eletrônico, que vai registrar a presença e as votações, ou seja, nós teremos um “extrato” de como se comportou o parlamentar dentro da Assembléia. Isso vai dar transparência ao parlamento muito importante. Temos que avançar nesse tema e em muitos outros mais importantes, como a ampliação da democracia participativa, o controle social, uma participação efetiva da sociedade civil organizada nas decisões da Assembléia. E não tenho dúvida que esses instrumentos serão cada vez mais instrumentos fiscalizatórios da atuação do parlamentar.