Romanelli Questiona Diretor Regional da Abcr Sobre Problemas do Pedágio No Pr

27/02/2008 17h03 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401
Durante a reunião da Comissão de Fiscalização nesta quarta-feira (27), o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, fez uma série de perguntas, ao diretor regional da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), João Chiminazzo Neto, sobre o pedágio nas rodovias federais que cortam o Paraná. Chiminazzo compareceu à reunião da Comissão de Fiscalização para representar concessionárias que haviam sido convocadas individualmente. “É praticamente consenso que as tarifas praticadas pelas concessionárias paranaenses são altas. Por que, então, as concessionárias solicitaram reajuste acima de 4% em novembro de 2007?”, perguntou Romanelli, depois de afirmar que as seis concessionárias arrecadaram R$ 5,6 bilhões, nos últimos dez anos. Romanelli afirmou que existe uma grande gordura para ser negociada e perguntou ao diretor regional da ABCR se as concessionárias aceitam diminuir em um terço o valor das tarifas de pedágio. Romanelli também questionou porque as concessionárias que exploram o pedágio no Paraná “não mostram a cara e se escondem atrás” da ABCR. “Na verdade são 21 empresas que exploram os 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas no Paraná e elas simplesmente não aparecem”, disse Romanelli. O líder do Governo na Assembléia Legislativa quis saber, igualmente, quais foram as justificativas para que as concessionárias aumentassem a TIR (Taxa Interna de Retorno) quando assinaram os termos aditivos de 2000 e 2002. Considerando as altas tarifas, Romanelli perguntou quais as justificativas para transferir por 22 anos a obra de contorno de Londrina, de 1998 para 2020. “E como se justifica a exclusão do contorno de Ponta Grossa da relação de obras a construir pela concessionária Rodonorte?”