Rossoni Elogia Hermas Brandão e Lembra Críticas de Requião

04/09/2006 19h08 | por
O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição na Assembléia Legislativa, disse hoje em discurso no Plenário que a posse dodeputado Hermas Brandão (PSDB) como governador do Estado é uma forma de Roberto Requião (PMDB), governador licenciado e candidato à reeleição, estar pedindo desculpas a quem tomou posse. “Em 1997 ele acusou o então secretário Hermas Brandão de todas as formas. Agora passou o governo para ele. Não há nada mais significativo do que isso”, afirmou Rossoni.Naquele ano, em discurso no Senado Federal, Roberto Requião acusou o então secretário da Agricultura do Governo Lerner de ter desviado dinheiro público.Hermas Brandão era cotado para ser vice na chapa de reeleição de Jaime Lerner. Viu sua candidatura afundar sob o peso das palavras do senador Requião.“Fui um dos poucos a subir na tribuna desta Assembléia para defender o secretário. Por isso, posso afirmar com convicção da minha alegria de ver o deputado Hermas Brandão assumir o Governo do Estado, e não ser vice de Requião, como tentou ser e a Justiça Eleitoral não permitiu”, afirmou Rossoni. Ele não foi à posse de Brandão para evitar qualquer tipo de constrangimento, já que entrou em rota de colisão com Roberto Requião na campanha eleitoral que está em curso. “Nossas divergências, infelizmente, saíram do campo das idéias para o da retaliação, daí minha ausência na posse do novo governador”, justificou.Rossoni lembrou que o governador licenciado tem o costume de fazer inimigos políticos e nunca mais restabelecer relações. Desfiou então uma série de fatos que comprovam o comportamento agressivo de Requião, a começar pelo golpe desferido contra José Richa e a farsa montada para derrotar José Carlos Martinez no segundo turno da eleição para o governo do Estado em 1990. Segundo o deputado, Requião teria de se desculpar com muitas pessoas, lembrando da maneira destemperada como ofendeu professores, agricultores, jornalistas.O presidente do PSDB do Paraná também fez um alerta ao prefeito Beto Richa (PSDB) sobre o comportamento de Requião, afirmando que, na eleição para a prefeitura, o maior inimigo de Richa não foi o deputado Ângelo Vanhoni (PT), mas o atual candidato do PMDB.Para o deputado estadual, a posse de Hermas Brandão revelou como é ocomportamento político de Roberto Requião. “Ele atira pedras num dia e podeagradar no outro, se o alvo deixar. Mas é preciso ter muito cuidado, porque elepode atirar pedras de novo se assim o desejar”.