Roteiros turísticos e festas tradicionais foram tema de debates na Alep nesta terça

18/04/2017 17h46 | por Claudia Ribeiro
Podcast
 (Descrição do áudio))

O  projeto que  institui a região turística “Estradas e Caminhos do Paraná”,  da deputada Cláudia Pereira (PSC),  o que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado o “Dia da Irmandade dos Cossacos”, celebrado  no município de Prudentópolis,   da deputada Maria Victória (PP) e o que insere no Calendário do Estado a “Festa do Café com Frango”,  no Distrito de São Luiz, em Londrina, de Tercílio Turini (PPS),  foram aprovados em redação final na sessão plenária desta terça-feira (18). Além dessas propostas, também vai a sanção do governador  a que inclui os geógrafos entre os  profissionais que podem prestar serviços como responsáveis técnicos ambientais  em  empresas potencialmente poluidoras.  O projeto, que é dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Maria Victória (PP),  altera a legislação  que até agora, deixava o profissional de fora do quadro de responsáveis técnicos, que inclui os técnicos em Meio Ambiente, os biólogos, os engenheiros ambientais e os engenheiros químicos.   O deputado Rasca Rodrigues diz que os geógrafos também são aptos  para atuar na prevenção de riscos. Por isso a importância deles dentro dos quadros funcionais das empresas.

(Sonora)

 Em segunda discussão,  foram  aprovados  o projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia do Fandango e  a Semana Estadual de Fomento à dança mais popular do Paraná. Pelo projeto, a comemoração do Dia Estadual do Fandango será em 29 de novembro e a semana, próxima a essa data;  o projeto do deputado Cláudio  Palozi (PSC), que inclui no roteiro turístico oficial do Paraná o Arquipélago Fluvial de Ilha Grande, que fica no Parque Nacional de Ilha Grande. Segundo o autor, uma forma de disseminar a cultura da região e ainda fomentar o turismo local, que fica na divisa com o Mato Grosso do Sul e que abrange os municípios de Altônia e Terra Roxa, entre outros. Região dominada por belezas naturais, lagoas, rios e cerca de 300 ilhas,  além de sítios arqueológicos e o do   deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril.

   A “Festa do Carneiro no Rolete”, que acontece  todos os anos  no segundo domingo do mês de março, em Piraquara,  também será inserida no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. O projeto é do deputado Gilberto Ribeiro (PRB).  Além da “Festa das Nações”, realizada todo ano na última semana de abril e começo  de maio, no município de Guaíra, no Oeste do Paraná. Projeto do  deputado Chico Brasileiro (PSD).

 Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação