Sancionada lei que insere ExpoFazenda no Calendário Oficial de Eventos do Paraná A lei estadual nº 21.639/2023 é de autoria do deputado Alisson Wandscheer (SD).

27/09/2023 16h15 | por Assessoria Parlamentar

A feira é realizada anualmente no mês de setembro, no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba.Créditos: Eliel de Ramos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na segunda-feira (25) a lei de autoria do deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) que insere a ExpoFazenda – Feira Agroindustrial de Fazenda Rio Grande – no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná. A feira é realizada anualmente no mês de setembro, no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba. A organização é da Prefeitura Municipal.

A sanção atende projeto de lei número 492/2023, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná com voto unânime dos deputados. “A inserção da ExpoFazenda no calendário de eventos turísticos paranaenses terá um forte impacto para o município e para a consolidação da feira. Estamos apenas na segunda edição do evento e já conseguimos garantir visibilidade no rol das maiores exposições agroindustriais e na rota do turismo do Estado. Na Grande Curitiba, a ExpoFazenda cobre uma lacuna aberta com o fim das exposições agropecuárias do Parque Castelo Branco”, afirmou o deputado Alisson.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destacou a iniciativa do deputado Alisson e a significado da lei para o município. “Fico lisonjeado com a articulação do deputado Alisson, parlamentar que representa a Fazenda Rio Grande, de ter participado, na nossa gestão, da criação e da realização de duas edições deste evento memorável que ganhou o coração da nossa população e que agora vai abraçar todo o Paraná.  Quero agradecer ao deputado Alisson e ao governador Ratinho por terem essa sensibilidade e por colocar Fazenda Rio Grande na rota turística do Paraná. Isso vai alavancar ainda mais a engrenagem econômica e turística da cidade. Fazenda Rio Grande tem o carinho de receber todos os munícipes de todas as 399 cidades do Paraná nas demais edições da ExpoFazenda”, afirmou.

Girando a economia

A força da ExpoFazenda 2023, realizada este ano de 20 a 24 de setembro, é comprovada pelos números. Mais de 300 mil pessoas estiveram no Parque MultiEventos nos cinco dias do evento. Já a movimentação de negócios ultrapassou a marca dos R$ 130 milhões e a troca de notas fiscais por ingressos superou os R$ 10 milhões, sendo 30% de moradores de outras cidades, podendo ainda chegar à cifra dos R$ 15 milhões. Outro dado importante para demonstrar a convergência de cultura e economia é a geração de empregos. As atividades envolvendo a festa atraíram 300 expositores e abriram mais de 2 mil postos de trabalho.

“A ExpoFazenda vai além de diversão e entretenimento. As rodadas de negócios do Sebrae com empresas âncoras e fornecedores animou os expositores, nossos trabalhadores foram beneficiados com oportunidades emprego, movimentamos o setor de serviços, a indústria, a agropecuária, os segmentos de lazer e cultura e ainda fomentamos o turismo. Tudo isso alavanca a economia e gera arrecadação de impostos. Todos ganham com um evento dessa magnitude”, disse o parlamentar.

Gratidão

Alisson Wandscheer finalizou agradecendo o apoio unânime dos deputados na aprovação da lei, a presença da Assembleia Itinerante na segunda edição da feira e a sanção da legislação pelo governador Ratinho Junior. “A Casa atendeu ao meu pleito e deu à Fazenda Rio Grande dois grandes momentos. O primeiro foi a aprovação da lei e o segundo a participação na nossa feira, ouvindo a nossa população, recebendo os pleitos do município e da região, e homenageando as personalidades que ajudam a construir a história da nossa cidade”, disse e concluiu: “Hoje a ExpoFazenda não é só uma exposição da Fazenda Rio Grande, ela é uma exposição do Estado do Paraná. Eu agradeço aos colegas deputados estaduais que aprovaram o meu projeto e ao governador Ratinho Junior, que referendou o sucesso da exposição sancionando a lei. Isso nos alegra muita e fortalece ainda mais a festa”, disse.

A organização do evento também foi destacada pelo parlamentar. “Meus cumprimentos ao prefeito Marco Marcondes, ao secretário de Desenvolvimento e Turismo, Tiago Wandscheer, e a toda equipe da Prefeitura de Fazenda Rio Grande. O sucesso da ExpoFazenda 2023 é fruto do trabalho, dedicação e força de vontade de todos vocês”.