Santa Casa de Paranaguá, Importância Histórica Para a Medicina Paranaense, de Acordo Com Felipe Lucas

21/05/2009 15h19 | por Imprensa
De acordo com o deputado Felipe Lucas, "a partir de agora, a antiga Santa Casa terá o desafio de prestar o atendimento a uma parcela da população que, durante muito tempo, carecia de atenção em importantes áreas da saúde. Com novas alas e equipamentos, o novo hospital surge com o compromisso de também reduzir o afluxo de pacientes para os hospitais de Curitiba". A reativação da Santa Casa, agora modernizada, "nos faz relembrar, como médico, um momento de extrema importância na história da medicina do Paraná. Afinal, a Santa Casa foi a primeira fundada no Paraná, em 1835. Somente em 1843 é que surgiu a Santa Casa de Curitiba. Mesmo assim, a primeira grande missão de seus idealizadores foi acolher os pacientes da co-irmã de Paranaguá, na época lotada de doentes afetados por uma epidemia de cólera".Já sob o regime republicano, com a forte representação política de Paranaguá no cenário estadual, "a Santa Casa ganhou recursos para a construção de um novo hospital. Ganhou mais importância social no seu compromisso de salvar a vida de pessoas carentes e pacientes graves oriundos das várias regiões do Paraná. E, para atender a essa demanda, contou com a contribuição de alguns dos ilustres médicos do Estado", relembra Felipe Lucas.Entre esses médicos de renome que passaram pela Santa Casa de Paranaguá figuram: Abdon Petit Carneiro Guimarães (um dos pioneiros da Pediatria do Paraná), João Evangelista Espíndola (co-responsável pela primeira cesárea no estado), Caetano Munhoz da Rocha (notável médico, provedor e político) e um nome intimamente ligado às raízes da cidade e à história da medicina do Paraná: o parnanguara Dr. Leocádio Corrêa, de papel fundamental nas ações de saúde pública no combate às epidemias de cólera e à febre amarela. Por essa história e pela memória desses idealizadores, "o resgate da Santa Casa de Paranaguá, agora transformada em Hospital Regional do Litoral, significa devolver à sociedade um centro que sempre teve como missão a opção pelos mais pobres, resgatar a memória de pessoas que ficaram imortalizadas pelo seu trabalho, que devem ser cultuadas e servir de exemplo às novas gerações", na opinião do parlamentar.