13/09/2007 15h16 | por
Em pronunciamento, na sessão plenária da Assembléia Legislativa desta quinta-feira (13), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ressaltou o papel dos programas governamentais de atendimento à saúde da mulher e da família, com destaque para a prevenção e combate de doenças degenerativas. A deputada é autora de uma indicação legislativa que propõe ao Estado a criação de um programa especial de atendimento à saúde de homens e mulheres com mais de 40 anos, que é justamente quando, de um modo geral, as doenças degenerativas começam a aparecer. A idéia é estimular as terapias ocupacionais, a formação de grupos de auto-ajuda, de oficinas e, também, divulgar orientações e cuidados a partir da publicação de boletins informativos. Além disso, prevê a realização de campanhas e diagnósticos, de consultas sistemáticas pelo SUS, de acompanhamento periódico dos pacientes, exames preventivos de várias doenças e tratamento direcionado. Por meio de tal programa, também deveriam ser realizadas conferências municipais, regionais e estadual, que apontassem metas e ações voltadas à saúde das pessoas com mais de 40 anos. Câncer de próstata, de mama e de colo de útero, além das doenças crônicas degenerativas são citadas pela deputada como algumas das prioridades de atendimento dentro dessa política pública.Luciana Rafagnin lembrou, ainda, da realização do 1º Encontro das Primeiras-Damas dos Municípios do Paraná, organizado pela deputada Cida Borghetti (PP) e que acontecerá no dia 20 de setembro. Esse evento abordará a temática da importância da prevenção contra o câncer de mama, entre outros assuntos. “As primeiras-damas desempenham um papel fundamental nessa corrente para combater uma doença que vitima tantas e tantas mulheres no Estado. Elas estão inseridas no dia-a-dia dos municípios e seu trabalho é importante para levar adiante essa campanha”, diz Luciana.