NOTÍCIA
Notícia
Saúde é muito mais importante que plebiscito, defende Turini
17h18
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da assessoria parlamentar.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
981 visualizações
Mais importante do que a reforma política, o plebiscito e outros temas colocados em debate pelo governo federal, a saúde deve ser a prioridade das ações da presidente Dilma Roussef. Nas manifestações realizadas em todo o País, a população demonstrou a insatisfação com os serviços públicos e quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), que são 80% dos brasileiros, sabe o quanto é difícil conseguir atendimento. A opinião é do médico e deputado estadual Tercílio Turini (MD), que em pronunciamento nesta terça-feira (2), no Plenário da Assembleia Legislativa, cobrou mais investimentos do governo federal no SUS e mais empenho para diminuir o sofrimento da população.
“Todas as pesquisas apontam: a saúde é a maior queixa dos brasileiros. Faltam médicos nos postos, a demora para atendimento é grande, uma cirurgia pode levar anos para ser feita. É uma vergonha, um desrespeito ao cidadão”, afirmou. Tercílio citou a situação de Londrina, que enfrenta diversos problemas e agora convive com uma crise nos serviços de ortopedia. “São 18.650 pessoas à espera de consulta com ortopedista, 2.227 pacientes precisando de cirurgias. É um absurdo. Os médicos estão deixando de atender porque o valor que o SUS paga é uma afronta à dignidade profissional”, disse.
Ele relatou dois exemplos: numa consulta em plantão o ortopedista recebe R$ 7,50 e o hospital R$ 2,50; numa cirurgia com quatro dias de internamento o governo federal repassa R$ 172,00 para remunerar dois profissionais responsáveis pela consulta, procedimento e acompanhamento do paciente. “Representa R$ 21,50 por dia para cada um. Fica impossível praticar a medicina nessas condições”, ressaltou.
Para o deputado, a situação vai piorar nos postos de saúde e hospitais se o governo federal não agir rápido e destinar mais recursos para a saúde. “A paciência da população já se esgotou. A popularidade da presidente Dilma, dos governadores e prefeitos está em queda. As pessoas querem respostas dos governantes e não apenas para questões políticas. Precisam de atendimento de qualidade, de médicos, exames e remédios quando procuram o SUS. É possível melhorar, com determinação e mais recursos”, concluiu.
[podcast id=1744 /]
“Todas as pesquisas apontam: a saúde é a maior queixa dos brasileiros. Faltam médicos nos postos, a demora para atendimento é grande, uma cirurgia pode levar anos para ser feita. É uma vergonha, um desrespeito ao cidadão”, afirmou. Tercílio citou a situação de Londrina, que enfrenta diversos problemas e agora convive com uma crise nos serviços de ortopedia. “São 18.650 pessoas à espera de consulta com ortopedista, 2.227 pacientes precisando de cirurgias. É um absurdo. Os médicos estão deixando de atender porque o valor que o SUS paga é uma afronta à dignidade profissional”, disse.
Ele relatou dois exemplos: numa consulta em plantão o ortopedista recebe R$ 7,50 e o hospital R$ 2,50; numa cirurgia com quatro dias de internamento o governo federal repassa R$ 172,00 para remunerar dois profissionais responsáveis pela consulta, procedimento e acompanhamento do paciente. “Representa R$ 21,50 por dia para cada um. Fica impossível praticar a medicina nessas condições”, ressaltou.
Para o deputado, a situação vai piorar nos postos de saúde e hospitais se o governo federal não agir rápido e destinar mais recursos para a saúde. “A paciência da população já se esgotou. A popularidade da presidente Dilma, dos governadores e prefeitos está em queda. As pessoas querem respostas dos governantes e não apenas para questões políticas. Precisam de atendimento de qualidade, de médicos, exames e remédios quando procuram o SUS. É possível melhorar, com determinação e mais recursos”, concluiu.
[podcast id=1744 /]
Notícias Relacionadas
18:41
Assembleia Legislativa do Paraná envia requerimento à ANTT cobrando explicações sobre instalação de pedágio eletrônico
Deputados criticam deslocamento de pontos de cobrança, possíveis impactos a moradores e trabalhadores, e questionam previsão contratual do sistema free flow.
Leia mais
17:33
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca Caminhos dos Anjos e projetos sociais do Santuário São Miguel Arcanjo
Leia mais
18:11
Prefeitos assinam Carta da Amunop em apoio ao movimento pelo Contorno Leste de Londrina
Leia mais
17:42
Lideranças políticas e empresariais vão a Brasília para confirmar união regional pelo Contorno Leste
Leia mais